Bonifácio Mourão narrou ao programa os fatos mais marcantes em sua vida pública.

Ex-deputado Bonifácio Mourão é destaque do Memória & Poder

Ele participou, entre outras atividades, da elaboração da Constituição de 1989.

26/09/2019 - 13:30

Seis mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre 1987 e 2019, dois como prefeito de Governador Valadares e, ainda, a tarefa de ser o relator da Constituinte Mineira de 1989: este é um breve resumo dos 36 anos de vida pública de Bonifácio Mourão, entrevistado do programa Memória & Poder, que estreia neste sábado (28/9/19), às 20 horas, na TV Assembleia.

Nascido em Sabinópolis, no Vale do Rio Doce, filho de fazendeiro e órfão de mãe logo aos três anos, Bonifácio Mourão se formou em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais em 1967. No ano seguinte, “sem conhecer cinco pessoas”, como diz, muda-se para Governador Valadares, onde começa a trabalhar como advogado e a dar aulas em colégios e faculdades da cidade “para custear o escritório de advocacia”.

Assista a outros vídeos do programa Memória & Poder.
Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Nos anos de 1970, participa de campanhas políticas no município até ser chamado para ser vice-prefeito nas eleições de 1982. “Fui a contragosto na época, mas já em 1986 tive interesse em concorrer como deputado estadual e fui eleito com 18 mil votos somente em Valadares. Saí de lá eleito”, lembra.

Constituinte Mineira - Logo no primeiro mandato, dois desafios: ser relator do processo de impeachment do então governador Newton Cardoso (PMDB), do mesmo partido de Mourão à época, e ser o relator da Constituinte Mineira. “Foi o ponto alto de todos os meus seis mandatos na Assembleia. Foi também um dos melhores momentos da história da Assembleia”, afirma Mourão, que chegou a trabalhar quase 15 horas por dia para dar conta dos pareceres das mais de 10 mil sugestões apresentadas à Constituinte Estadual – considerada umas das melhores do país. “É a lei máxima de Minas. As pessoas, às vezes, dizem que existem leis demais e que elas não são cumpridas. Mas, sendo a lei boa, ela cria condições para o Ministério Público denunciar, para a Justiça julgar e assim por diante”.

No programa, o deputado lembra a construção coletiva que marcou a Constituinte Mineira, com audiências no interior, participação de entidades de classe e representantes da sociedade civil. “O que consta na Constituição Mineira, em grande parte, vem da inteligência do povo de Minas Gerais”, conclui.

Reapresentações - O Memória & Poder será reprisado neste domingo (29), às 15h30; na segunda-feira (30), à meia-noite; e na terça-feira (1º/10), às 21 horas.