Escola Estadual Francisco Sales será uma das instituições visitadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Entidades que representam surdos serão homenageadas

Visitas de comissão parlamentar e Reunião Especial de Plenário celebram o Dia Nacional dos Surdos.

25/09/2019 - 15:18

Três atividades da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irão celebrar o Dia Nacional dos Surdos, data comemorativa que ocorre nesta quinta-feira (26/9/19). Serão duas visitas realizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na própria quinta-feira, e uma Reunião Especial do Plenário da ALMG, que acontece nesta sexta-feira (27/9/19). A reunião de Plenário também lembra o Dia Internacional das Línguas de Sinais, que é comemorado em 23 de setembro.

A primeira visita programada pela comissão parlamentar é à Associação dos Surdos de Minas Gerais, às 11 horas. A entidade fica na Rua Conceição Aparecida Augusten, nº100, no Bairro Castelo, em Belo Horizonte. O requerimento para realização desta visita é de autoria do presidente da comissão, deputado Professor Wendel Mesquita (SD), e dos deputados Duarte Bechir (PSD), Zé Guilherme (PRP) e Doutor Paulo (Patri).

A segunda visita está agendada para as 15h30. Os integrantes da comissão irão à Escola Estadual Francisco Sales, na Rua dos Guajajaras, nº 1887, no Barro Preto, em Belo Horizonte. O requerimento para essa visita é de autoria dos deputados Professor Wendel Mesquita, Duarte Bechir, Zé Guilherme e Professor Cleiton (PSB). Essa unidade da rede estadual é a única voltada especificamente para os deficientes auditivos, com o ensino regular da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nas duas visitas programadas pela comissão, o objetivo é acompanhar as atividades relacionadas ao Dia Nacional dos Surdos.

Plenário – A Reunião Especial de Plenário está programada para as 14 horas desta sexta-feira. Além de comemorar o Dia Nacional dos Surdos, ela também homenageará diversas entidades em função do Dia Internacional das Línguas de Sinais.

O autor do requerimento para a Reunião Especial é o deputado Zé Guilherme. De acordo com o parlamentar, o objetivo dos eventos é dar mais visibilidade às entidades que atuam em benefício dos deficientes auditivos e também divulgar a campanha Setembro Azul, mês dedicado a essa parcela da população.

A escolha do azul para homenagear os deficientes auditivos dá um novo significado a um triste episódio da história mundial: na Alemanha nazista, o governo obrigava os surdos a usarem fitas desta cor em seus braços, para mostrar que eles não eram pertencentes ao ideal da “raça pura”. Muitos foram enviados aos campos de concentração e extermínio, assim como outras minorias.

Homenageados – Na Reunião Especial desta sexta-feira, as seguintes entidades foram convidadas a representar a comunidade dos deficientes auditivos: a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Federação Mineira Desportiva dos Surdos, Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte (SSBH), Associação dos Surdos de Minas Gerais (ASMG), Congregação dos Deficientes Auditivos de Beagá (Codabe), Escola Estadual Francisco Sales e Pastoral do Surdo.