Prevenção ao suicídio pauta debate na Comissão de Saúde
Audiência pública faz parte das ações de adesão da Assembleia Legislativa à campanha Setembro Amarelo.
23/09/2019 - 14:27A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, na próxima quarta-feira (25/9/19), audiência pública para tratar da prevenção ao suicídio, à depressão e à automutilação. A atividade está marcada para as 10 horas no Auditório José Alencar e faz parte do esforço da ALMG em apoiar as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre o suicídio.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez suicídios podem ser evitados, o que indica que a prevenção é fundamental. A primeira medida preventiva, segundo a campanha Setembro Amarelo, é a educação. Nesse sentido, é importante que as pessoas conheçam e percam o preconceito com doenças como depressão e, assim, será possível criar um ambiente mais amigável para quem sofre buscar ajuda.
Assim, desde 2005, o Setembro Amarelo começou a ser realizado no Brasil com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
No País, ela é conduzida pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A ALMG aderiu à campanha e, ao longo de todo o mês, o Palácio da Inconfidência fica iluminado na cor amarela em apoio à causa.
Além disso, ações como palestras abertas ao público e a audiência pública da próxima quarta-feira (25) estão sendo realizadas. Para o encontro, já estão confirmados a representante do CVV, Norma Moreira Oliveira; a moderadora do Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio (Gaes), Vivian Zicker; e o presidente da Associação Mineira de Psiquiatria, Humberto Correa da Silva Filho.
A reunião foi solicitada pelos deputados Charles Santos (PRB), Professor Cleiton (DC) e Celise Laviola (MDB).
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.