Desde junho, professores, pais e alunos têm se mobilizado contra a proposta - Arquivo ALMG

Prejuízos com municipalização de escolas motivam debate

Comunidade escolar de instituição em Nova Era aponta para piora na educação inclusiva, caso a proposta se concretize.

18/09/2019 - 11:26

A discussão sobre a municipalização da Escola Estadual Padre Vidigal, em Nova Era (Região Central), será tema de audiência pública nessa sexta-feira (20/9/19). A reunião será realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e está marcada para 14h30, no Auditório do andar SE da Casa Legislativa.

O requerimento para a realização da audiência é de autoria da presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), que ressalta que um processo de municipalização de escolas foi realizado na década de 1990 com efeitos negativos para a educação.

No caso da Escola Padre Vidigal, a prefeitura já teria informado que parte das turmas será transferida para outras instituições da rede municipal. Membros da comunidade escolar, porém, destacam que tais instituições têm problemas estruturais, como salas pequenas e ausência de espaços com recursos especiais para a educação inclusiva.

Atualmente, a Escola Padre Vidigal se destaca na inclusão de alunos com deficiência e tem obtido resultados positivos nas avaliações nacionais, inclusive com ganhadores em vários anos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Caso a municipalização ocorra, a prefeitura tem apontado para o fechamento de todo o turno da tarde e 12 funcionários seriam dispensados.

Desde junho, professores, pais e alunos têm se mobilizado contra a proposta de municipalização. Apesar das manifestações e de reuniões realizadas localmente, eles não conseguiram, segundo o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, diálogo com a Secretaria Estadual de Educação. A audiência pública da ALMG pretende ser o palco para tal diálogo.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados.