Série de visitas começou em abril, na Delegacia da Mulher em Belo Horizonte - Arquivo ALMG

Comissão verifica situação da proteção à mulher em Sabará

Município recebe última de uma série de nove visitas a delegacias especializadas da Região Metropolitana de BH.

17/09/2019 - 18:05

Na próxima quinta-feira (19/9/19), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará a nona e última visita das que haviam sido programadas às delegacias especializadas em atendimentos às mulheres na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Dessa vez, a comissão vai à Delegacia de Mulheres de Sabará (Av. João Pinheiro da Silva, 25, Campo Santo Antônio).

Para a presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT), é importante verificar, in loco, as condições de funcionamento dessas unidades, para poder reivindicar as melhorias necessárias, de modo que haja maior agilidade na apuração dos crimes de violência contra as mulheres.

Na opinião da deputada, as carências encontradas nas delegacias especializadas dificultam o combate à violência contra a mulher. Sem contar que muitos municípios no interior do Estado ainda não têm esse equipamento de proteção.

Nesse ciclo de trabalho, que começou em abril deste ano, já foram visitadas as delegacias de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima e Ibirité. Em cada um desses locais, foram relatados problemas como escassez de pessoal - delegados, investigadores e escrivãos, principalmente - e também falta de equipamentos. A deputada Marília Campos e os demais parlamentares presentes também ouviram detalhes sobre os tipos de crimes mais recorrentes em cada uma dessas cidades.

Convidados - Para acompanhar a visita à delegacia de Sabará, foram convidados o delegado regional da cidade, Bruno Gonçalves Affonso; o prefeito municipal de Sabará, Wander Borges; e a secretária e Assistência Social da Prefeitura municipal, Nívia Soares da Silva; e a representante da AMAS (Associação Sabarense de Mulheres em Ação), Laís de Paula Ramalho Gomes. 

Consulte a pauta da visita.