Absolvição de cunhado de Ana Hickmann é comemorada
Em pronunciamento no Plenário, deputado Bruno Engler cobrou respeito ao direito à legítima defesa.
10/09/2019 - 17:52A absolvição de Gustavo Henrique Correia, cunhado da apresentadora de TV Ana Hickmann, foi comemorada pelo deputado Bruno Engler (PSL) em seu pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Reunião Ordinária desta terça-feira (10/9/19).
Gustavo Correia era acusado de homicídio doloso contra Rodrigo de Pádua, um fã da apresentadora que invadiu um hotel onde ela estava hospedada e a ameaçou com uma arma. Rodrigo de Pádua morreu com três tiros na cabeça, após lutar com o cunhado da apresentadora. “Quantas pessoas, quantos policiais estão presos ou respondendo processos por defender a própria vida ou de outros?”, questionou Bruno Engler, cobrando o respeito ao princípio da legítima defesa.
Na mesma reunião, o deputado Carlos Pimenta (PDT) informou que solicitará audiência pública para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/09, que tramita no Congresso, que garante autonomia funcional, administrativa e orçamentária à Polícia Federal. “Com todo respeito que tenho ao presidente Jair Bolsonaro, ele tem que entender que a Polícia Federal não é um apêndice do Planalto”, afirmou Carlos Pimenta.
O deputado Ulysses Gomes (PT) criticou o governador Romeu Zema por, em sua avaliação, se apropriar de ações e programas do governo anterior. “É o Ctrl Zema”, afirmou o parlamentar petista, em referência ao comando do teclado de computador para recortar e colar.
Também do PT, o deputado Virgílio Guimarães defendeu o ajuste fiscal no Estado e acrescentou que uma das alternativas é retomar os direitos minerários cedidos ao grupo Vale, responsável pelo rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). “Não quero estatizar a Vale, quero retomar as concessões”, explicou.
Ao subir à tribuna do Plenário, o deputado Zé Guilherme (PRP) lembrou que 10 de setembro é o Dia Internacional da Língua de Sinais. Ele defendeu a aprovação de dois projetos de lei (PLs) de sua autoria: o PL 959/19, que inclui a língua brasileira de sinais (Libras) no currículo do ensino público estadual, e o PL 919/19, que determina a criação de escolas públicas bilígues de português e Libras. Diversos deputados lembraram que 10 de setembro também é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Já a deputada Leninha (PT) cobrou a adesão do Governo do Estado ao Garantia-Safra, programa federal que prevê o pagamento de um auxílio aos pequenos produtores rurais que sofreram uma perda sistemática de sua produção em decorrência de seca ou chuvas excessivas. Segundo ela, Minas pode ficar fora do programa, em 2019, por uma ausência de contrapartida financeira do Estado.