Antes da solenidade de entrega da Medalha JK, a Casa de Juscelino será reaberta à visitação pública - Arquivo ALMG

Entrega da Medalha JK acontece nesta quinta (12)

Programação inclui a reabertura da Casa de Juscelino, fechada desde fevereiro deste ano.

11/09/2019 - 12:09

A programação da 23ª edição da Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira incluirá, em 2019, a reabertura de uma das principais instituições ligadas à memória do ex-presidente. Fechado desde fevereiro deste ano, o Centro Cultural Casa de Juscelino será reaberto à visitação pública nesta quinta-feira (12/9/19), mesmo dia da solenidade de entrega da comenda, que acontece todos os anos em Diamantina (Central), cidade natal do ex-presidente.

A cerimônia de entrega da medalha acontecerá no espaço D’Ávilla Hall, na Avenida João Antunes de Oliveira, 869, no bairro Cazuza, a partir das 10 horas. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV) comporá o dispositivo de honra do evento. Diversos deputados estaduais serão homenageados.

Entre os agraciados com a Grande Medalha estão o 1º e o 2º vice-presidentes da ALMG, respectivamente, deputados Antonio Carlos Arantes (PSDB) e Cristiano Silveira (PT); o 3º secretário da Casa, deputado Arlen Santiago (PTB); e os deputados Cássio Soares (PSD), Gustavo Valadares (PSDB), Inácio Franco (PV) e Ulysses Gomes (PT).

A Medalha de Honra será concedida às deputadas Leninha (PT) e Rosângela Reis (Pode) e aos deputados Charles Santos (Republicanos), Fernando Pacheco (PHS), Glaycon Franco (PV), Gustavo Mitre (PSC), Celinho Sintrocel (PCdoB), Zé Reis (PHS), Leonídio Bouças (MDB), Noraldino Júnior (PSC), Doutor Paulo (Patri) e Thiago Cota (MDB).

A reabertura da Casa de Juscelino está programada para as 9 horas, também na quinta-feira. Localizado no centro de Diamantina, na Rua São Francisco, 241, o imóvel foi construído há mais de 150 anos e foi residência do político mineiro, que foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador do Estado (1951-1955) e presidente do Brasil (1956-1961).

Transformado em centro cultural, o local inclui um museu e uma biblioteca dedicados à memória de Juscelino Kubitschek. Seu fechamento, em fevereiro, ocorreu por falta de verbas.

Vesperata - As serestas, tradicionais apresentações musicais de Diamantina, também integram a programação dedicada ao ex-presidente. Na quarta-feira (11), a partir de 21 horas, acontece a Vesperata Especial em Homenagem a JK, na Rua da Quitanda, no centro da cidade. Já na quinta-feira (12), a partir de 21 horas, está programada a Caminhada Seresteira, que celebra o Dia Nacional da Seresta. O roteiro da caminhada vai da Casa de JK até o Mercado Velho, também no Centro.

A Medalha JK foi criada pela Lei 11.902, de 1995, e foi entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 12 de setembro de 1902. A honraria se destina a premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestem serviços de excepcional relevância à coletividade, que contribuam para o crescimento das instituições políticas e governamentais, assim como para o desenvolvimento do município, do Estado ou do País. Ela é concedida em dois graus distintos: Grande Medalha e Medalha de Honra.