Aumento de queimadas mobiliza ações no Parlamento mineiro

Comissão de Meio Ambiente realizará audiências para debater consequências de incêndios e possibilidades de enfrentamento

29/08/2019 - 12:50

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou a realização de audiência conjunta com a Comissão de Participação Popular para debater o aumento dos focos incêndio e as consequências das queimadas da Amazônia no semiárido mineiro.

O requerimento para a realização do debate, proposto pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Doutor Jean Freire (PT), foi aprovado na reunião desta quinta-feira (29/8/19). No texto, ele lembra que o semiárido mineiro já sofre com longos períodos de estiagem e desmatamento.

“Agora, diante da grande queimada na Amazônia, as consequências podem ser ainda piores, é necessário colocar em debate estratégias de enfrentamento”, alerta o requerimento do parlamentar.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, de janeiro a julho deste ano houve 8.928 focos de incêndio no Estado. Isso representa 2.122 a mais do que no mesmo período do ano passado, um crescimento de 31%. Na RMBH, o aumento é de 23%, são 1.891 focos em 2019 contra 1.535 no ano passado.

O aumento dessas ocorrências e a necessidade de iniciativas não apenas de combate, mas também de prevenção, têm alertado representantes do Parlamento mineiro. Nessa quarta-feira (28), o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), manifestou preocupação com a situação no Brasil e em Minas Gerais, avaliando a importância de unir órgãos do Estado em prol de soluções.

“Tão preocupante quanto a questão da Floresta Amazônica é a dos incêndios em Minas Gerais, como apontam os alarmantes índices deste ano. Vamos trazer aqui o secretário de Meio Ambiente e também o representante do Corpo de Bombeiros, para que eles possam mostrar as ações que estão sendo feitas e também as preventivas”, declarou Agostinho Patrus.

Na semana passada, a Comissão de Meio Ambiente já havia acatado a realização de outra audiência pública, visando a avaliar as condições dos órgãos e entidades relacionados à prevenção e ao combate a incêndios no Estado.

O requerimento, assinado pelo presidente da Comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), com os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e Osvaldo Lopes (PSD),  ressalta a importância de também se debater formas de contribuição para o efetivo cumprimento da competência desses órgãos.