As pinturas de Olister abordam a ancestralidade indígena misturada com a contemporaneidade
Pinturas em óleo sobre tela predominam nas peças do artista plástico Demogolet

Mostras retratam consumismo e identidade mineira

Exposições são compostas por pinturas e esculturas; período de visitações vai até 13 de setembro.

23/08/2019 - 13:19

As mostras "O Escambau", de Olister Barbosa, e "Mineiro de Ferro", de Demogolet, ficam em exposição na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta segunda-feira (26/8/19) até o dia 13 de setembro. Interessados podem visitar a exibição de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

O artista plástico Olister Barbosa traz uma série de obras que representam símbolos e signos da vida urbana incorporados por elementos estéticos indígenas, fazendo referência à prática do escambo, comum no Brasil colonial.

As pinturas do artista retratam, sobretudo, a ancestralidade indígena reimaginada como algo da moda cotidiana, e busca trazer uma reflexão sobre consumismo e alienação. Essa troca representa uma crítica às estéticas fashions dominantes que não são de origem brasileira. O trabalho de Olister possui influência direta da Pop Art, dos quadrinhos e da linguagem publicitária.

Currículo – Artista plástico, designer e arte-educador, Olister Barbosa nasceu em Belo Horizonte e graduou-se em Desenho e Plástica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O artista se expressa por meio de técnicas de pintura, desenho, colagem, grafite e gravura digital. Desde 2010, coordena e é curador do projeto Tudoaver, realizando exposições em Contagem.

Minério de ferro é tema de exposição

A mostra do pintor e escultor Décio Moreno Gomes Leite, conhecido como Demogolet, reforça o conceito do minério de ferro como elemento de identificação e formação de Minas Gerais, retratando-o como parte da essência dos mineiros. Na exposição, há obras inspiradas na Escola Clássica, no Impressionismo, no Pontilhismo, no Expressionismo e na Pop Art.

O óleo sobre tela predomina nas peças, mas também há presença de outras técnicas, como a acrílica sobre tela com colagem de papel sulfite. Quanto às esculturas, estão expostas obras construídas com chapas metálicas e ferramentas, como enxadas, picaretas, pás e foices, com acabamento em pintura esmalte sintético ou sem acabamento algum, somente ferrugem natural.

Currículo – Demogolet iniciou suas atividades artísticas em 1974, ao ser selecionado no 2º Salão Global de Inverno, concurso da Rede Globo de Televisão. O artista teve trabalhos indicados em salões de arte como o Nacional de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, o Museu de Arte Moderna e o 1º Salão Junino, no Palácio das Artes. Foi expositor na Feira de Arte da Prefeitura de BH nos anos de 1981 e 1982 e na Esquina da Arte, realizada aos sábados na Praça de Liberdade.

Em 1978, Décio realizou o curso de livre aprimoramento em Desenho e Pintura, na Escola Guignard, na Uemg. Já em 1979, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.