Em visita a Brasília, comissão da ALMG conhece sistema voltado para pessoas com deficiência

Deputados destacam novo modelo de educação especial

Sistema desenvolvido para pessoas com deficiência entende ação educativa como processo que ultrapassa ambiente escolar.

19/08/2019 - 17:30

Com o objetivo de trocar experiências no campo da educação especial, conhecer novos modelos e desenvolver projetos educacionais voltados para as pessoas com deficiência, parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram, nesta segunda-feira (19/8/19), a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral do Distrito Federal, ligada à Secretaria de Educação.

A subsecretaria é responsável pelo desenvolvimento do sistema de educação permanente sem terminalidade, em que predomina a compreensão de que a ação educativa é um processo dinâmico, que transcende o sistema escolar e que o ser humano está em contínua aprendizagem, em todos os espaços.

Dentro desse conceito, a escola é apenas um entre os muitos influenciadores da formação global do indivíduo, que se desenvolve de maneira incessante ao longo da vida.

A iniciativa da visita partiu do vice-presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), e dos deputados Professor Cleiton (DC) e Zé Guilherme (PRP). Duarte Bechir e Zé Guilherme integraram a delegação que foi a Brasília, ao lado da diretora da Escola Estadual de Educação Especial Risoleta Neves, de Ituiutaba (Triângulo Mineiro), Katiuce Cristine Araújo Ribeiro.

Na capital federal, a comissão foi recebida pela subsecretária de Educação Inclusiva e Integral do Governo do Distrito Federal, Vera Lúcia Ribeiro de Barros.

O vice-presidente da comissão não escondeu seu entusiasmo. “Viemos conhecer um pouco da realidade da educação para as crianças com deficiência. Um modelo muito bacana, um modelo a ser seguido. Estamos conhecendo para trocar experiências e levar para Minas Gerais a situação aqui praticada”, afirmou, acrescentando que o objetivo é “fortalecer a educação especial em Minas Gerais” com novas experiências e novas ações. “Foi um dia muito produtivo. Vamos levar boas ideias e boas ações para serem praticadas em Minas Gerais”, concluiu.

O deputado Zé Guilherme também se mostrou muito satisfeito com a visita e considerou que o Distrito Federal está avançado nessa área. “Tivemos várias informações importantes e creio que isso vai agregar muito ao nosso trabalho”, disse. O parlamentar acrescentou que as informações serão levadas para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

A diretora da Escola Estadual Risoleta Neves também gostou do que viu. “Muito interessante, muito importante, uma visão diferente de educação. Viemos para colher novas informações e fazer um intercâmbio entre as redes dos estados, agregar conhecimento e levar novidades para o nosso Estado”, disse Katiuce Ribeiro.

A subsecretária Vera Lúcia Ribeiro de Barros falou aos visitantes sobre a estrutura da subsecretaria, apontou os índices de inclusão e as formas de atendimento. Falou também sobre as diferenças entre os centros de educação especial e as escolas inclusivas. A comissão da ALMG visitou ainda o Centro de Educação Especial 01, na cidade satélite de Taguatinga.