Comissão quer conhecer a situação dos rios onde as companhias realizam a captação de água - Arquivo ALMG

Escassez hídrica é tema de reunião de comissão

Objetivo é debater situação de nascentes no Estado e atuação da Copasa e da Copanor.

19/08/2019 - 21:05

A escassez de água em diferentes localidades de Minas Gerais é tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, na quarta-feira (21/8/19). A reunião, requerida pelo vice-presidente da comissão, deputado Marquinho Lemos (PT), será no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na pauta, estarão a situação das nascentes e as atuação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Copanor, subsidiária da Copasa para as regiões Norte e Nordeste do Estado.

De acordo com o deputado Marquinho Lemos, seu gabinete tem recebido denúncias sobre a situação dos rios onde as companhias realizam a captação de água. As informações são de que não estaria havendo ações de preservação. “Um exemplo é o rio Soledade, em Carbonita, que já teve a vazão de água reduzida e pode secar. Vamos apresentar e cobrar uma posição sobre esses problemas”, diz o parlamentar.

Foram convidados para a audiência representantes da Copasa e da Copanor e também do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto do Estado (Arsae), além de prefeitos e vereadores.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.