Policiais, bombeiros e agentes penitenciários estão envolvidos nas negociações - Arquivo ALMG

Comissão vai acompanhar ato de servidores da segurança

Manifestação na próxima quinta (22) deve pressionar pelo fim do parcelamento de salários e por recomposição salarial.

20/08/2019 - 15:36

A manifestação de profissionais da Segurança Pública na Cidade Administrativa, marcada para a próxima quinta-feira (22/8/19), às 14h, deve ser acompanhada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PTB), a comissão pretende acompanhar o protesto, que visa pressionar por respostas a uma pauta reivindicatória já em negociação com o Poder Executivo.

As reivindicações são o fim do parcelamento dos salários, que acontece desde 2017 em várias categorias de servidores do Poder Executivo estadual, com pagamento integral até o quinto dia útil de cada mês.

Além disso, a pauta inclui pagamento do 13º salário em dia para 2019 e recomposição salarial para compensar as perdas inflacionárias dos últimos anos. Estão envolvidos nas negociações membros das diversas carreiras da área de segurança: policias militares e civis, bombeiros militares e agentes penitenciários.

Representantes das categorias se reuniram no dia 12 de agosto com o então secretário de Governo, Custódio de Matos; o secretário de Justiça e Segurança Pública, General Mário Araújo; e o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy. O deputado Sargento Rodrigues esteve presente no encontro, durante o qual foram apresentados os pleitos.

Em reunião realizada na última segunda (19), o governo sinalizou para a possibilidade de regularizar o pagamento dos salários dos servidores no quinto dia útil do mês, a partir de dezembro de 2019. Entretanto, isso estaria atrelado a uma operação financeira em curso pelo Estado, que deve ser finalizada em novembro. O pagamento integral do 13° salário de 2019 também foi assinalado pelo Executivo.

Consulte a pauta da visita.