Homenagens destacam importância da maçonaria para desenvolvimento do Estado - Arquivo ALMG

ALMG presta mais uma homenagem à Maçonaria

Reunião Especial de Plenário será realizada em 20 de agosto, quando se comemora no Brasil o Dia do Maçom.

19/08/2019 - 17:52

Nesta terça-feira (20/8/19), data em que se comemora o Dia do Maçom no Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma Reunião Especial de Plenário para homenagear a Maçonaria. O requerimento para a reunião, que começa às 20 horas, é dos deputados Duarte Bechir (PSD) e Glaycon Franco (PV).

A Maçonaria é uma instituição organizada desde 1822 no Brasil, mas que teve origem na Europa, anos antes. Os registros históricos contam que, inicialmente, eram associações de cunho religioso e que, no século XVII, tornaram-se confrarias de defesa, desenvolvimento e autoproteção de seus sócios. A Inglaterra é considerada o berço da Maçonaria moderna.

Cercada por algumas lendas e mistérios, por realizar ritos e debates que só os integrantes conhecem, a Maçonaria teve presença de destaque, inclusive, no movimento que culminou na Independência do Brasil.  De acordo com o site da Grande Oriente do Brasil (GOB), a instituição é essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Entre os princípios da organização estão a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos, sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os homens, e, como conseqüência, a fraternidade entre todas as nações.

No Brasil, as principais entidades, ou Obediências Maçônicas, como são chamadas, estão representadas pela Confederação Maçônica do Brasil (Comab), fundada em 1973; pelas Grandes Lojas Maçônicas Estaduais, fundadas em 1927; e pelo Grande Oriente do Brasil, fundado em 1822, do qual se originaram as duas primeiras.

Construtores - As palavras “Maçon”, em francês; e “Mason”, em inglês, significam Pedreiro. É por isso que a maioria dos símbolos maçônicos é relacionada a esse ofício, como o esquadro e o compasso, que são os mais conhecidos. Os Maçons afirmam que, como pedreiros, dedicam-se à construção de uma humanidade melhor, sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade".