Notícias Rss

Pelo projeto, aviação civil poderia se beneficiar com combustível verde produzido - Arquivo/ALMG
Pelo projeto, aviação civil poderia se beneficiar com combustível verde produzido - Arquivo/ALMG - Foto:Guilherme Bergamini
20/08/2019 13h31

Plataforma de Bioquerosene e Renováveis é discutida na ALMG

Reunião, nesta quinta (22), vai abordar projeto sobre uso da macaúba em Juiz de Fora e região.

As Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta quinta-feira (22/8/19), às 9h30, uma audiência pública sobre o projeto da Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.

A reunião, solicitada pela deputada Laura Serrano (Novo) e pelo deputado Fernando Pacheco (PHS), ocorre no Auditório José Alencar.

Segundo justificativa presente no requerimento para a reunião, esse projeto foi lançado oficialmente no ano passado e agora começa a ganhar contornos mais concretos. “A macaúba, uma espécie de palmeira nativa da região da Zona da Mata, ganha status de protagonista em Juiz de Fora, encabeçando um projeto visionário e ousado, de médio e longo prazos”, explicam no requerimento.

A proposta é utilizar o fruto para produzir combustível verde para a aviação civil, servir de vetor econômico e contribuir para a recuperação, principalmente, de pastagens degradadas e de áreas de reserva legal e de proteção permanente (APP).

Ainda de acordo com o requerimento, ainda neste segundo semestre, há a perspectiva de implantação das primeiras unidades técnicas de demonstração (UTDs) do plantio, além da primeira biorrefinaria, em Juiz de Fora.

E também está programado, para este ano, o lançamento do edital para adesão de produtores interessados em plantar macaúba, consorciada com outros gêneros alimentícios.

De acordo com notícias divulgadas pela imprensa, se o projeto vingar, a expectativa é que, em 2031, a Zona da Mata esteja produzindo cerca de 230 milhões de litros de bioquerosene de aviação, a partir do plantio inicial de 66 mil hectares do fruto.

A imprensa também tem divulgado que a Prefeitura de Juiz de Fora pretende subsidiar o plantio da macaúba. Serão investidos na iniciativa R$ 3 milhões, mais R$ 1,5 milhão por ano, em recursos vinculados ao pagamento de serviços ambientais pela Companhia de Saneamento da cidade, a Cesama. Há, ainda, a meta de captar apoiadores. As políticas de incentivo serão aplicadas também em outros municípios da região.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

27/09/2022

Busto do mestre do barroco completa 49 anos

Estátua de Aleijadinho integra o conjunto de esculturas existentes na ALMG, valorizando a história do artista mineiro.

27/09/2022

Prorrogadas as inscrições para o Assembleia Cultural

Prazo foi estendido até 9 de outubro. Estão sendo recebidas propostas para projetos como Segunda Musical e Zás.

26/09/2022

Comissão vai a Betim debater direito à moradia em ocupações

Três comunidades ameaçadas de despejo no município serão ouvidas. Casos envolvem a participação do Executivo local.

23/09/2022

Aprovado documento de propostas para a saúde mental do jovem

Mais de 150 estudantes participaram da plenária final do PJ Minas. Sugestões podem motivar requerimentos e PLs na ALMG.

27/09/2022 Igor Pantoja: Percepção da democracia no Brasil
00:27:48 | Download (39099kb)

27/09/2022 Íntegra - Nos 100 anos do Rádio no Brasil, presidente da Amirt fala sobre o "companheiro de todas as horas"
00:05:28 | Download (56567kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter