Hoje, 70% das mulheres que moram em Venda Nova precisariam sair da regional para dar à luz - Arquivo ALMG

Comissão da Mulher visita maternidade em Venda Nova

Unidade está pronta desde 2009, mas não teria sido inaugurada por falta de recursos.

07/08/2019 - 20:15

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta sexta-feira (9/8/19), a partir das 9h30, a Maternidade Leonina Leonor Ribeiro, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. O objetivo é conhecer as instalações da instituição. A visita atende a requerimento da presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT).

A maternidade está pronta desde 2009 e em suas obras foram gastos cerca de R$ 4,9 milhões, mas ela não atendeu ninguém. No último dia 12 de julho, representantes do Movimento da Mulher visitaram o hospital para pressionar a prefeitura a colocá-lo em funcionamento. A inauguração da nova unidade dependeria de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

Pelo projeto original, a maternidade teria capacidade para atender 350 parturientes por mês, o que ajudaria a aliviar a grande demanda da região. Atualmente, 70% das mulheres que moram em Venda Nova precisam sair da regional para dar à luz, segundo o Movimento da Mulher. 

Entre os serviços e equipamentos disponíveis na maternidade, está uma UTI neonatal.

Convidados – Foram convidados a acompanhar a visita representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde de Minas e de Belo Horizonte e do Conselho Municipal de Saúde da Capital, entre outros.

Consulte a pauta da visita.