Notícias Rss

Presidente do grupo Fiat com o título de Cidadão Honorário, entregue pelo deputado Agostinho Patrus
Presidente do grupo Fiat com o título de Cidadão Honorário, entregue pelo deputado Agostinho Patrus - Foto: Clarissa Barçante
Presidente da Fiat recebe título de cidadão honorário
16/07/2019 23h22

Presidente da ALMG entrega título a executivo do grupo Fiat

À frente da montadora no Brasil e na América Latina, italiano é homenageado em Reunião Especial de Plenário.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Em Reunião Especial de Plenário realizada na noite desta terça-feira (16/7/19), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), entregou o título de Cidadão Honorário do Estado ao presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa.

O título, concedido a requerimento do deputado, foi entregue na presença de autoridades dos mundos político, empresarial, esportivo e da comunicação.

Nascido em Nápoles, na Itália, o homenageado formou-se no Instituto Politécnico de Milão e complementou sua formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Engenheiro, assumiu o cargo de presidente da FCA para o Brasil e a América Latina em maio deste ano, passando a ocupar uma cadeira na maior instância executiva da empresa.

Conforme ressaltou o presidente da Assembleia, esse ápice da carreira de Filosa se dá na mesma época em que a Fiat Chrysler anuncia seu maior investimento em Minas Gerais desde a criação da planta brasileira em 1976.

“Certamente a confiança na força de trabalho e na competência dos funcionários mineiros pesou na decisão que envolveu toda a alta direção do grupo”, afirmou Agostinho Patrus, em referência ao anúncio, feito em maio, de que um investimento extra de R$ 500 milhões será feito pela montadora no Estado, para instalar uma nova unidade de motores em Betim (RMBH).

Legado - O presidente da ALMG ainda frisou que estão na programação do grupo Fiat para os próximos anos projetos como a modernização da linha de produção e o lançamento de novos modelos, adequados a um mundo que se volta cada vez mais à energia e ao desenvolvimento sustentáveis, conforme destacou.

“A ampliação da planta de Betim, com a criação de uma nova fábrica de motores turbo e flex, representa um investimento altíssimo, que foi disputado também pela China”, disse ainda Agostinho Patrus, considerando que Filosa "foi o mensageiro dessa importante notícia para o Estado".

“Isso vai contribuir para que Minas se ponha no caminho de superação desta incômoda crise que vem afetando nossas receitas e nossa economia”, frisou o deputado, considerando, também, que a homenagem ao executivo, mais do que à sua carreira, devia-se à identificação do engenheiro com Minas Gerais, onde também formou sua própria família.

O deputado ainda ressaltou a contribuição da imigração para o Estado, mencionando que Belo Horizonte foi em parte erguida pela mão de obra italiana, tanto de operários, quanto de construtores, entre outros exemplos de legados deixados pelos descendentes dos primeiros imigrantes italianos.

Homenageado destaca garra de equipe e valores de Minas

Tendo ingressado no Grupo Fiat em 1999, Filosa atuou em diversos setores da empresa até chegar ao cargo atual, como os de manufatura, compras, marketing e gestão de projetos. Já ocupou, ainda, cargos na Espanha, nos Estados Unidos, na Itália e na Argentina, onde exerceu a função de diretor-geral.

Dizendo estar acostumado a essas mudanças de residência por conta da carreira, o engenheiro se emocionou ao ressaltar ter sido em Minas que encontrou acolhimento e valores que julgou importantes.

“Desde o primeiro momento me identifiquei com o jeito que vocês mineiros têm”, exaltou, dizendo ter se sensibilizado especialmente com a valorização da vida em família, a crença no esforço coletivo e a importância das amizades.

Filosa afirmou ter encontrado essas qualidades tanto na vida pessoal como também no mundo do trabalho e frisou que no momento em que se encontra na trajetória profissional sua maior honra é liderar um time que classificou como de alta qualidade, segundo ele formado por 15 mil trabalhadores em Minas, equipe que na América Latina chega a 26 mil empregados.

“Esses são dos mais competentes guerreiros da indústria automobilística”, ainda considerou, citando que os mineiros trabalham com garra e segurança, o que segundo ele são características que também levam para sua vida pessoal. “É um modo de ser que me cativou definitivamente”, reforçou.

Identidade - O italiano encerrou suas palavras elogiando a campanha “Sou Minas Demais”, lançada pela Assembleia. “É uma iniciativa fantástica para Minas superar a crise com a garra que sempre teve”, afirmou o presidente do grupo Fiat.

Na Reunião Especial, foi exibido o vídeo manifesto da campanha, cujo objetivo é mostrar que o Estado é maior do que qualquer crise, promovendo ações para a retomada do desenvolvimento de Minas e a valorização dos mineiros.

Nesse sentido, o movimento criado pela ALMG apresenta pessoas que contribuem com o Estado em diversos campos de atuação e foi destacado na solenidade como uma oportunidade para lembrar a história do Estado, celebrar novas conquistas e reforçar a identidade de Minas.

Outro destaque da solenidade foi a apresentação do Coral Árvore da Vida, regido pelo maestro João de Sousa, que entre outros executou o Hino Nacional da Itália. Formado por crianças e adolescentes, o coral é um dos projetos do Árvore da Vida, programa de responsabilidade social criado pela Fiat na região do Jardim Teresópolis, em Betim.

Mesa – Além do presidente da ALMG, compuseram a mesa da solenidade ainda o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dário Savarese; o prefeito de Betim, Vittorio Medioli; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Roscoe; o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, Valentino Rizzioli; e o presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Sette Câmara.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

19/08/2019

Deputada critica corte de vagas em programa de ensino

Comissão parlamentar visitou escola de Betim que perdeu mais de 80 vagas para Educação de Jovens e Adultos.

19/08/2019

Escassez hídrica é tema de reunião de comissão

Objetivo é debater situação de nascentes no Estado e atuação da Copasa e da Copanor.

19/08/2019

Perspectiva de desmonte dos Correios motiva audiência

Planos de privatização da empresa pode resultar em demissões e provocar impactos negativos em diversos serviços.

19/08/2019

Falta de medicamentos para doenças raras pauta debate

Problema estaria ocorrendo desde o final do ano passado, provocando ansiedade entre pacientes.

20/08/2019 Transporte de passageiros e cargas por trens ganha incentivo
Seu browser não suporta flash player
00:03:14 | Download (3042kb)

20/08/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:04:21 | Download (8162kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter