Corte na escola em tempo integral, discutido com a Secretaria de Educação, é tema de requerimento do Assembleia Fiscaliza - Arquivo ALMG
Ampliação do efetivo policial nas ruas é uma das demandas na área de segurança pública

Relatório do Assembleia Fiscaliza será entregue ao Executivo

Evento será nesta quarta (10), no Plenário da ALMG. Documento traz 200 pedidos de providência ou informação ao governo.

05/07/2019 - 19:09 - Atualizado em 08/07/2019 - 14:55

Todo o trabalho de acompanhamento das ações do Executivo, realizado por meio do Assembleia Fiscaliza, será consolidado nesta quarta-feira (10/7/19), com a entrega do relatório de fiscalização ao governador Romeu Zema (Novo). A Reunião Especial será realizada às 10 horas no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A solenidade será conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, que destaca a importância do Assembleia Fiscaliza para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. O presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Missias de Morais, também estará presente, na junção dos três Poderes em prol do avanço das políticas públicas no Estado.

O relatório reúne as recomendações e pedidos de informações ao Executivo, num total de 200 requerimentos. Outros 22 são para ações da própria Assembleia. Há, ainda, quatro encaminhamentos ao Governo Federal e dois ao Congresso Nacional. Caberá ao deputado Hely Tarqüínio (PV), decano da ALMG, apresentar o documento em nome dos parlamentares.

Os requerimentos são fruto das reuniões do Assembleia Fiscaliza, realizadas entre os dias 10 e 19 de junho. Nesses encontros, gestores de secretarias, órgãos e empresas do Estado apresentaram as ações relativas ao 1º quadrimestre de 2019, motivando pedidos de informações e providências aprovados nas comissões e no Plenário. Essa fiscalização propositiva será mantida pela ALMG.

Entenda – O Assembleia Fiscaliza, iniciativa da Mesa da Assembleia, é um novo modelo através do qual a ALMG amplia e aprimora a função fiscalizadora do Poder Legislativo. As reuniões de prestação de contas do Executivo serão realizadas a cada quadrimestre, conforme determina a Emenda Constitucional 99, promulgada pela Assembleia em março deste ano, e a Deliberação da Mesa 2.705, também de 2019.

Agostinho Patrus destaca que, diante do cenário de crise financeira, a fiscalização de modo efetivo e constante se torna ainda mais importante, de forma a garantir que os recursos públicos sejam usados da maneira mais adequada, transparente e responsável possível. O fortalecimento da função fiscalizadora é também uma das prioridades institucionais do Direcionamento Estratégico da ALMG para o biênio 2019-2021.