Alunos do Valores de Minas participaram de audiência na ALMG - Arquivo ALMG

Comissão de Educação visita programa Valores de Minas

Iniciativa mantida pelo Governo do Estado teve atividades suspensas no início deste ano por retenção de recursos.

03/07/2019 - 18:40

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta sexta-feira (5/7/19), o Valores de Minas, programa que oferece aulas de arte e cultura a alunos de escolas pública da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No início deste ano, as atividades foram suspensas em função da falta de repasses de recursos pelo governo do Estado.

A visita será às 9h30, no Plug Minas, Centro de Formação e Experimentação Digital, onde funciona o Núcleo Valores de Minas (Rua Santo Agostinho, 1441, Bairro Horto, Belo Horizonte). Os autores do requerimento, deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Andréia de Jesus (Psol) e os deputados Bartô (Novo) e Professor Cleiton (DC), querem conhecer as condições de funcionamento do programa.

A paralisação do Valores de Minas foi tema de audiência pública na Assembleia em maio deste ano. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Educação confirmou que as atividades seriam retomadas somente em agosto, em função de transições administrativas e de dificuldades no repasse de recursos. Outro gargalo seria em relação ao transporte dos alunos. Na página do programa na internet, porém, há a informação de que as aulas foram retomadas em junho.

A institucionalização do Valores de Minas, que passaria a receber diretamente o dinheiro, também foi anunciada na reunião. As medidas, porém, não convenceram alunos e ex-alunos do programa, que criticaram a decisão de suspender as atividades, mesmo diante de 700 matrículas já realizadas.

Após a audiência, deputados aprovaram o requerimento da visita, na intenção de entender as peculiaridades e necessidades do programa. O Valores de Minas existe há 14 anos e desde 2015 está vinculado ao Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias (Cicalt). Ele oferece aulas em áreas como artes visuais, circo, dança, teatro e música (canto, harmonia e percussão).

Convidados – Foram convidados a acompanhar a visita, entre outros, Andréia Martins da Cunha Moura, superintendente de Modalidades e Temáticas de Ensino da SEE, além de alunos, ex-alunos e professores do Cicalt, artistas e produtores culturais.

Consulte a lista completa de convidados para a visita.