Além do presidente do Legislativo mineiro, receberam a comenda o governador do Estado, Romeu Zema (Novo) e seu vice, Paulo Brant (Novo)

Presidente da ALMG recebe Comenda Dom Pedro II

Solenidade, realizada na Cidade Administrativa, marca o Dia Nacional do Bombeiro, lembrado em 2 de julho.

02/07/2019 - 11:42 - Atualizado em 03/07/2019 - 13:34

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu, na manhã desta terça-feira (2/7/19), a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. A solenidade, realizada na Cidade Administrativa, comemora o Dia Nacional do Bombeiro, lembrado, anualmente, em 2 de julho, data da criação da primeira corporação no Brasil.

Além do presidente do Legislativo mineiro, receberam a comenda o governador do Estado, Romeu Zema (Novo) e seu vice, Paulo Brant (Novo); o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias de Morais; representantes de secretarias estaduais e bombeiros militares, entre outros, num total de 104 agraciados.

Criada em 2002, a honraria Dom Pedro II homenageia personalidades civis ou militares, brasileiras ou estrangeiras, e instituições que contribuíram para o fortalecimento da instituição em Minas. Foi o imperador que, em 1856, determinou a criação do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.

O governador Romeu Zema (Novo) também foi agraciado com a Comenda Bombeiro Honorário, que presta homenagens àqueles que colaboraram no aprimoramento dos trabalhos do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo da Silva, o agraciamento do presidente da ALMG se deve ao impacto de seus trabalhos na vida do cidadão, nos rumos da economia mineira e na administração pública. Para o comandante, a homenagem reconhece o apoio do parlamentar "às demandas mais caras ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais".

Desafios - Durante o evento, Edgard Estevo ressaltou que o ano começou com trabalhos complexos, como o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro, e o apoio à ação humanitária em Moçambique (África) devido à passagem de um ciclone, em abril. Ele destacou o preparo dos bombeiros militares para a realização dos trabalhos de resgate e mapeamento de áreas de risco e mencionou o planejamento das ações da corporação, contido no Plano de Comando assinado e entregue ao governador do Estado durante a solenidade. “Temos plenas condições de assumir novos desafios em prol dos mineiros”, disse.

O tenente Pedro Aihara, que foi porta-voz da corporação durante os trabalhos de resgate na barragem de Brumadinho, salientou a disposição dos bombeiros militares e seus valores profissionais baseados na fraternidade, na solidariedade e na atenção com a vida do outro.

O governador Romeu Zema elogiou a atuação do Corpo de Bombeiros e agradeceu aos familiares desses militares por apoiá-los na atividade, que envolve muitos riscos. Ele também comentou sobre a situação financeira do Estado, que “passa por um equilíbrio frágil”, lembrando o parcelamento dos salários dos servidores do Executivo e a falta de recursos para investimentos. Zema afirmou que as reformas são fundamentais para ajudar na retomada do crescimento em Minas e comparou o momento atual com o período histórico de criação do Plano Real, quando, na perspectiva do governador, a economia do País passou por melhorias.