Telefonia lidera ranking de reclamações no 1º semestre
Em 2019, setor teve aumento no percentual de queixas registradas. Procon divulga lista dos dez assuntos mais reclamados.
01/07/2019 - 13:08O número de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a 2.789 no primeiro semestre de 2019. A liderança no ranking é do setor de telefonia (celular e fixa), com 416 queixas, seguida por outro segmento das telecomunicações, o chamado “combo”, que reúne os três tipos de serviços – TV por assinatura, internet e telefonia (378 reclamações).
Na comparação com o mesmo período de 2018, percebe-se nesse ranking um aumento percentual da telefonia, que subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%. Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto que o tema “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.
A tabela a seguir contém os dez assuntos mais reclamados no 1º semestre de 2019.
Ranking de reclamações por assunto – Primeiro semestre 2019
Período: 1/1 a 30/6
Posição |
Assunto |
Número de reclamações |
(%) |
1 |
Telefonia celular e fixa |
416 |
14,92 |
2 |
Combo (telefonia, TV por assinatura, internet) |
378 |
13,56 |
3 |
Cartão de crédito (incluindo acordos) |
219 |
7,86 |
4 |
Empréstimo consignado e pessoal |
176 |
6,32 |
5 |
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos |
161 |
5,78 |
6 |
Aparelhos telefônicos |
126 |
4,52 |
7 |
Companhias aéreas/passagens aéreas |
66 |
2,37 |
8 |
Estabelecimentos de ensino |
65 |
2,33 |
9 |
Móveis, armários, cozinhas planejadas |
58 |
2,08 |
10 |
Editoras (revistas, jornais, assinaturas) |
54 |
1,94 |