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01/07/2019 13h08

Telefonia lidera ranking de reclamações no 1º semestre

Em 2019, setor teve aumento no percentual de queixas registradas. Procon divulga lista dos dez assuntos mais reclamados.

O número de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a 2.789 no primeiro semestre de 2019. A liderança no ranking é do setor de telefonia (celular e fixa), com 416 queixas, seguida por outro segmento das telecomunicações, o chamado “combo”, que reúne os três tipos de serviços – TV por assinatura, internet e telefonia (378 reclamações).

Na comparação com o mesmo período de 2018, percebe-se nesse ranking um aumento percentual da telefonia, que subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%. Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto que o tema “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.

A tabela a seguir contém os dez assuntos mais reclamados no 1º semestre de 2019.

Ranking de reclamações por assunto – Primeiro semestre 2019

Período: 1/1 a 30/6

 

Posição

Assunto

Número de reclamações

(%)

1

Telefonia celular e fixa

416

14,92

2

Combo (telefonia, TV por assinatura, internet)

378

13,56

3

Cartão de crédito (incluindo acordos)

219

7,86

4

Empréstimo consignado e pessoal

176

6,32

5

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

161

5,78

6

Aparelhos telefônicos

126

4,52

7

Companhias aéreas/passagens aéreas

66

2,37

8

Estabelecimentos de ensino

65

2,33

9

Móveis, armários, cozinhas planejadas

58

2,08

10

Editoras (revistas, jornais, assinaturas)

54

1,94


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