Número de reclamações chegou a 2.789 no primeiro semestre

Telefonia lidera ranking de reclamações no 1º semestre

Em 2019, setor teve aumento no percentual de queixas registradas. Procon divulga lista dos dez assuntos mais reclamados.

01/07/2019 - 13:08

O número de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegou a 2.789 no primeiro semestre de 2019. A liderança no ranking é do setor de telefonia (celular e fixa), com 416 queixas, seguida por outro segmento das telecomunicações, o chamado “combo”, que reúne os três tipos de serviços – TV por assinatura, internet e telefonia (378 reclamações).

Na comparação com o mesmo período de 2018, percebe-se nesse ranking um aumento percentual da telefonia, que subiu de 12,03% para 14,92%. Da mesma forma, o “combo” passou de 11,38% para 13,56%. Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto que o tema “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.

A tabela a seguir contém os dez assuntos mais reclamados no 1º semestre de 2019.

Ranking de reclamações por assunto – Primeiro semestre 2019

Período: 1/1 a 30/6

 

Posição

Assunto

Número de reclamações

(%)

1

Telefonia celular e fixa

416

14,92

2

Combo (telefonia, TV por assinatura, internet)

378

13,56

3

Cartão de crédito (incluindo acordos)

219

7,86

4

Empréstimo consignado e pessoal

176

6,32

5

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

161

5,78

6

Aparelhos telefônicos

126

4,52

7

Companhias aéreas/passagens aéreas

66

2,37

8

Estabelecimentos de ensino

65

2,33

9

Móveis, armários, cozinhas planejadas

58

2,08

10

Editoras (revistas, jornais, assinaturas)

54

1,94