Deputada defende informação de forma clara e acessível à população - Arquivo/ALMG

Pesquisa sobre agrotóxicos na água motiva audiência

Estudo aponta que moradores de 25% das cidades brasileiras estariam expostos a venenos.

28/06/2019 - 16:55

Os níveis de agrotóxicos presentes na água consumida no Brasil, especialmente em Minas Gerais, serão debatidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta segunda-feira (1º/7/19), às 14 horas, no Auditório José Alencar.

A autora do requerimento e presidente da comissão, deputada Leninha (PT), pretende divulgar o estudo “Por Trás do Alimento”, realizado pelas organizações Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye. Outro objetivo da reunião é provocar a reflexão sobre a necessidade de informar a população, de forma clara, sobre a qualidade da água que consome.

De acordo com a parlamentar, o referido estudo revelou a presença de resíduos de agrotóxicos nas águas consumidas por moradores de 1,3 mil cidades brasileiras, entre elas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados, coletados entre 2014 e 2017, foram obtidos no Ministério da Saúde, que periodicamente testa a qualidade da água que chega às residências.

Segundo o levantamento, moradores de 25% das cidades brasileiras são diariamente expostos a diferentes venenos, muitos classificados pela Anvisa como altamente ou extremamente tóxicos. Alguns tipos estariam ainda associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas, conforme destaca o requerimento.

“O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, indispensável à vida com dignidade e reconhecido pela ONU como condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos", afirma Leninha. A parlamentar defende que as informações sobre contaminação da água para consumo humano sejam divulgadas em formato de fácil compreensão.

Foram convidados para a audiência representantes de órgãos governamentais e de entidades que atuam no combate ao uso de agrotóxicos.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.