Pesquisa sobre agrotóxicos na água motiva audiência
Estudo aponta que moradores de 25% das cidades brasileiras estariam expostos a venenos.
28/06/2019 - 16:55Os níveis de agrotóxicos presentes na água consumida no Brasil, especialmente em Minas Gerais, serão debatidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será nesta segunda-feira (1º/7/19), às 14 horas, no Auditório José Alencar.
A autora do requerimento e presidente da comissão, deputada Leninha (PT), pretende divulgar o estudo “Por Trás do Alimento”, realizado pelas organizações Repórter Brasil, Agência Pública e Public Eye. Outro objetivo da reunião é provocar a reflexão sobre a necessidade de informar a população, de forma clara, sobre a qualidade da água que consome.
De acordo com a parlamentar, o referido estudo revelou a presença de resíduos de agrotóxicos nas águas consumidas por moradores de 1,3 mil cidades brasileiras, entre elas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Os dados, coletados entre 2014 e 2017, foram obtidos no Ministério da Saúde, que periodicamente testa a qualidade da água que chega às residências.
Segundo o levantamento, moradores de 25% das cidades brasileiras são diariamente expostos a diferentes venenos, muitos classificados pela Anvisa como altamente ou extremamente tóxicos. Alguns tipos estariam ainda associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas, conforme destaca o requerimento.
“O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, indispensável à vida com dignidade e reconhecido pela ONU como condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos", afirma Leninha. A parlamentar defende que as informações sobre contaminação da água para consumo humano sejam divulgadas em formato de fácil compreensão.
Foram convidados para a audiência representantes de órgãos governamentais e de entidades que atuam no combate ao uso de agrotóxicos.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.