Quadros do movimento modernista foram reproduzidos em bordados

Mostra reproduz em bordados quadros modernistas

Exposição do grupo Mulheres de Fibra está aberta a visitações desta segunda (1º/7) até 19 de julho, na Galeria de Arte.

27/06/2019 - 16:08

Encerrando a primeira temporada de 2019 da Galeria de Arte, a mostra "Moderna tradição: entre quadros e linhas", do grupo Mulheres de Fibra, recebe visitas desta segunda-feira (1º/7/19) até o dia 19 de julho.

A exposição apresenta uma releitura, em bordado, de obras de artistas modernistas brasileiros, como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Heitor dos Prazeres. A galeria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

As artesãs usam técnicas com patchwork (trabalho com retalhos), aquarela, bordado e quilt (acolchoamento sobre tecido). O grupo, composto por bordadeiras e artesãs de Belo Horizonte e de Cachoeira do Campo (distrito de Ouro Preto, na Região Central do Estado), foi criado em fevereiro de 2007 com o objetivo de valorizar o trabalho artesanal.

O coletivo realiza cursos, oficinas e palestras focados em temas como a geração de renda, o empreendedorismo, a inovação, a autoestima, a socialização e o protagonismo da mulher na sociedade contemporânea.

A exposição é coordenada pela psicóloga Gláucia Marise Ribeiro Santos, pela artista plástica Sarah Evelyn Macfadem e pela assistente social Viviane Silva de Souza Oliveira.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.