Requerimento para prorrogar o prazo de trabalho da CPI foi aprovado nesta quarta (26)

Plenário prorroga prazo da CPI da Barragem de Brumadinho

Comissão terá até 16 de setembro para finalizar investigação sobre tragédia que deixou mais de 270 vítimas.

26/06/2019 - 17:48

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na Reunião Ordinária desta quarta-feira (26/6/19), a prorrogação, por 60 dias, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho, criada em março.

Com a decisão, a CPI terá até 16 de setembro para finalizar a investigação do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), ocorrida em 25 de janeiro e que deixou mais de 270 vítimas, entre mortos e desaparecidos.

O pedido para instalação da CPI, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PTB), foi assinado por 74 parlamentares. Em 19 de março, os deputados Gustavo Valadares (PSDB) e Sargento Rodrigues foram eleitos presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Participam, ainda, como membros efetivos, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) e os deputados André Quintão (PT), Cássio Soares (PSD), Glaycon Franco (PV) e Noraldino Júnior (PSC).

São membros suplentes da CPI os deputados Bartô (Novo), Repórter Rafael Martins (PSD), Ulysses Gomes (PT), Celinho Sintrocel (PCdoB), Doutor Wilson Batista (PSD), Sávio Souza Cruz (MDB) e João Vítor Xavier (Cidadania). Desde março, a comissão já realizou dezenas de reuniões ordinárias e extraordinárias, visitas e oitivas.

Segundo o Regimento Interno da ALMG, a CPI possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e tem prazo de 120 dias para apuração dos fatos, prorrogável por mais 60. A CPI da Barragem de Brumadinho realiza reuniões ordinárias às quintas-feiras, às 9h30, e extraordinárias, às segundas-feiras, às 9h30. A próxima reunião está agendada para esta quinta (27), no Plenarinho IV. Na ocasição, serão ouvidos dois depoentes.

Como investigado, foi convocado Lucas Samuel Brasil, ex-funcionário da Vale. Na condição de testemunha, será ouvido Sérgio Pinheiro de Freitas, funcionário da empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte o resultado da reunião.