Cerimônia foi realizada no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte

Presidente da ALMG participa de posse no TRE-MG

O combate às fake news nas eleições foi abordado durante o evento, realizado na noite de terça-feira (18).

19/06/2019 - 14:36

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, na terça-feira (18/6/19), da posse dos novos presidente e vice do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Victor de Carvalho, respectivamente. Agostinho Patrus compôs a mesa de honra do evento, realizado no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, ao lado de outras autoridades.

O combate às fake news, notícias falsas divulgadas principalmente por meio das redes sociais, nas eleições foi abordado durante o evento. O desembargador Rogério Medeiros, que passou a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Pedro Bernardes, ressaltou, em seu discurso, que uma das suas metas é preparar as eleições municipais de 2020, com atenção à problemática das fake news. Ele destacou que Minas Gerais foi, nas últimas eleições, o segundo Estado com maior número de denúncias relacionadas ao tema. “O que não for checado deve ser divulgado como opinião. Se for divulgar como notícia, é preciso checar antes. É um trabalho difícil, mas quero enfrentar esse desafio”, salientou.

De acordo com o presidente da ALMG, o Legislativo mineiro já tem uma parceria importante com o TRE, por meio da TV Assembleia, o que será ampliado. “Vamos aprofundar ainda mais essa parceria, trabalhando em conjunto com a Escola do Legislativo. O objetivo é que a gente possa qualificar os servidores da Casa e aqueles que trabalham nos gabinetes dos deputados, para que juntos façamos uma grande corrente contra as fake news neste País”, disse.

Durante entrevista depois da cerimônia, Rogério Medeiros também falou sobre os projetos para a sua gestão, sendo o primeiro deles a criação e instalação de duas zonas eleitorais na Capital para julgar os processos criminais referentes a crimes comuns conexos aos eleitorais no Estado. “Não são muitos, mas são complexos, pois pedem extrema investigação”, enfatizou.

Presenças - Compareceram à cerimônia os integrantes da Corte Eleitoral, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Carlos Eduardo Cauduro Padin, dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa e aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.

Currículos - Natural de São João del-Rei (Região Central), o desembargador Rogério Medeiros é doutor em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ingressou na magistratura mineira em 1989.

Na Justiça Eleitoral, dirigiu o Foro Eleitoral de Belo Horizonte entre 2004 e 2006. Retornou ao TRE em 2016, como desembargador substituto da Corte Eleitoral, e, em 2018, tomou posse como vice-presidente e corregedor eleitoral.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho é natural de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), graduou-se em Direito pela UFMG e pós-graduou-se em Ciências Penais pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira na magistratura como juiz do já extinto Tribunal de Alçada e, em março de 2005, foi promovido ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ingressou em junho de 2017 na Justiça Eleitoral. Além de vice-presidente, ele também vai acumular a função de corregedor do TRE.