Requerimentos aprovados abordam as dificuldades causadas pelo subfinanciamento da saúde

Dificuldades financeiras de hospitais pautam audiências

Deputados devem discutir, ainda, vários outros temas relacionados à falta de repasses de recursos para a área de saúde.

12/06/2019 - 12:21

Os deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, nesta quarta-feira (12/6/19), uma série de rquerimentos para realização de novas audiências públicas  pautadas pela dificuldade financeira do Estado e seus reflexos na saúde pública. 

Três deles são de autoria do deputado Doutor Jean Freire (PT): o primeiro, para debater o fechamento do Hospital Deraldo Guimarães e os impactos na rede de saúde pública de Almenara e no Vale do Jequitinhonha; o segundo, para discutir a dívida do Estado com o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu); e um terceiro, para tratar do pagamento da dívida do Executivo estadual com os municípios, relativa à saúde. 

Sobre o Hospital Deraldo Guimarães, Doutor Jean Freire pediu que a audiência pública seja marcada o mais rápido possível, porque os trabalhadores paralisaram suas atividades na manhã desta quarta (12). Em virtude da falta de repasse do Estado, a instituição não teria mais condições de funcionar. Os profissionais do setor estariam sobrecarregados e adoecidos pela situação.

Escola de Saúde Pública - Também foram aprovados dois requerimentos do deputado Carlos Pimenta (PDT). Um para que sejam debatidos, em audiência pública, os rumos da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e para prestar homenagem à entidade, que completa 73 anos no mês de junho, e outro para discutir a situação da saúde pública nos municípios mineiros, em virtude do subfinanciamento por parte do Estado e do limite de gastos da União. 

Febre Maculosa - De autoria do deputado Coronel Henrique (PSL), foi aprovado pedido para que se realize audiência pública sobre os casos de febre maculosa em Minas, os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação da doença, sua evolução e os meios necessários à sua prevenção. 

Outras audiências aprovadas foram:

  • Do deputado Douglas Melo (MDB), para debater a falta de inúmeros medicamentos na assistência farmacêutica do Estado e seus impactos em pacientes acometidos por doenças raras. 
  • Do deputado Osvaldo Lopes (PSD), para discutir as dificuldades enfrentadas pelos portadores da esclerose múltipla em Minas Gerais. 
  • Do deputado Professor Cleiton (DC), para discutir o que seria a intenção do Estado de transferir o gerenciamento das unidades hospitalares para Organizações Sociais e para debater os problemas financeiros do Hospital Regional de Varginha e aqueles relacionados aos atrasos nos repasses do Estado e do Ipsemg

Consulte o resultado da reunião.