Energias renováveis, as reformas que tramitam no Brasil em âmbito federal e a economia do País e do Estado foram assuntos abordados

Presidente da ALMG se reúne com embaixador do Chile

Parlamentares e representantes da chancelaria trataram das relações bilaterais do Brasil e do Estado com o país vizinho.

05/06/2019 - 18:40

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía; e o cônsul honorário do Chile em Belo Horizonte, Alexandre Elias Penido, nesta quarta-feira (5/6/19). O encontro ainda contou com a presença dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Tadeu Martins Leite e Sávio Souza Cruz (ambos do MDB).

Na reunião, realizada no Salão Nobre, parlamentares e chanceleres conversaram sobre formas de aperfeiçoar as relações político-econômicas entre Chile, Brasil e o Estado de Minas Gerais. Eles ainda abordaram questões como energias renováveis, as reformas que tramitam no Brasil em âmbito federal, a economia do País e do Estado, a importância do tratado de livre comércio entre os dois países, além da vocação mineradora que compartilham.

“A mineração, por exemplo, é uma vocação econômica comum a Minas e Chile. Sabemos da importância do setor para o desenvolvimento, mas também da necessidade de compatibilizar as questões comercial e ambiental. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio”, ponderou Agostinho Patrus.

O presidente da ALMG ainda lamentou as duas recentes tragédias ocorridas com barragens no Estado, lembrando a aprovação, pela ALMG, do projeto que ampliou o rigor para licenciamento ambiental e a fiscalização desse tipo de estrutura. Também ressaltou a instalação e o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho.

Fernando Schmidt Ariztía também salientou a importância em tornar cada vez mais ampla a ligação Minas-Chile, além de enfatizar o valor do tratado de livre comércio sobretudo para os pequenos e médios produtores e empresários. O embaixador elogiou a cultura do Estado e vocação turística de Minas Gerais.

“Admiro Diamantina, Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes e outras cidades, a Estrada Real, Inhotim e a Pampulha aqui em Belo Horizonte. Minas Gerais tem uma cultura rica e muito potencial turístico a ser explorado. Aqui há exemplos do Barroco que os latino-americanos desconhecem e ignoram que não precisam ir à Europa para conhecer. O Brasil não é só praia. Minas tem muito a oferecer e as pessoas precisam saber disso”, disse o embaixador.

Relações político-econômicas bilaterais - Brasil e Chile têm intensa parceria comercial e empresarial, refletida no crescimento dos investimentos bilaterais. O Brasil concentra o maior estoque de investimentos externos chilenos no mundo, que já ultrapassou a marca dos US$ 35 bilhões. O comércio entre os dois países está amparado no Acordo de Complementação Econômica Mercosul-Chile (ACE-35).

Graduado em Direito e mestre em Relações Internacionais, Fernando Schmidt Ariztía tem larga experiência na chancelaria chilena, tendo atuado em diversos países. No Brasil, já havia representado o seu país como embaixador entre 2012 e 2014, posto reassumido após deixar o cargo de subsecretário das Relações Exteriores, em 2018.