Comissão destaca trabalho de PMs em apreensões de drogas
Segurança Pública fará reuniões com convidados para homenagear policiais.
04/06/2019 - 15:32A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deve realizar duas audiências com convidados para entrega de moções de aplauso e congratulações a policiais militares e civis que atuaram em operações de apreensão de drogas, de armas e de dinheiro, no Estado.
A requerimento do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), a primeira delas será realizada já nesta quarta-feira (5/6/19), para homenagear militares que atuaram na apreensão de drogas em Caratinga (Vale do Aço), no distrito de Santa Luzia. O pedido foi aprovado na manhã desta terça-feira (4). O parlamentar destacou a atuação firme e estratégica da Polícia Militar de Minas Gerais, que também resultou na prisão de sete pessoas.
A outra audiência, cuja data deverá ser marcada em breve, é para homenagear policiais civis, por ocorrência realizada em Belo Horizonte, no dia 2 de maio. Com a ação militar, foram presos vários membros de uma quadrilha suspeita de atuar no tráfico de drogas e em lavagem de dinheiro. Na ocasião, também foram apreendidos mais de R$ 1 milhão em espécie e quatro carros de luxo.
Cercadinho - Durante a reunião, o deputado João Leite (PSDB) também destacou a atuação da Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Federal, numa ação de reintegração de posse, de área pertencente à Estação Ecológica de Cercadinho, localizada entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, na região do Bairro Belvedere, realizada na última semana.
A região de recarga de mananciais de água estava sendo ocupada irregularmente por famílias e até por um empresa, segundo o deputado. João Leite e Sargento Rodrigues afirmaram que o trabalho das policias, em cumprimento à uma ordem judicial, foi tranquilo e pacífico.
Estradas - A requerimento do deputado João Leite (PSDB), os deputados presentes à reunião também decidiram enviar ofício aos 81 senadores brasileiros, para que modifiquem o Projeto de Lei da Câmara (PLC 26/2018) que assegura a permanência de edificações comerciais e residenciais à margem de rodovias federais e ferrovias.
A lei que está em vigor veda a existência de construções em uma faixa de 15 metros de cada lado das estradas. A proposta que está sendo analisada pelo Senado acaba com essa proibição no caso de imóveis já erguidos ou em construção, sejam eles de empresas ou de particulares.
Os deputados João Leite, Sargento Rodrigues e Delegado Heli Grilo (PSL) manifestaram preocupação com a vida e a segurança das milhares de famílias que vivem às margens das rodovias. "Aqui mesmo, na Região Metropolitana, entre as BRs 381 e 292, há centenas de casas que tem que ser retiradas de lá. Qualquer acidente ali pode provocar muitas mortes!", disse João Leite.