Comissões parlamentares vão compartilhar informações sobre o que já foi apurado sobre a tragédia, que matou ao menos 242 e deixou um rastro de lama na história de Brumadinho - Arquivo ALMG

Comissões que investigam Brumadinho trocam informações

Encontro de parlamentares da ALMG, da Câmara dos Deputados e do Senado será na segunda-feira (3), na Assembleia.

31/05/2019 - 16:50

As três comissões parlamentares que investigam o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que matou ao menos 242 pessoas, em 25 de janeiro deste ano, reúnem-se na segunda-feira (3/6/19), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é compartilhar informações sobre as investigações. O encontro será no Plenarinho IV, às 10 horas.

Também nesta segunda-feira (3), às 14h30, no Plenarinho IV, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho, da ALMG, faz reunião para ouvir o ex-diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Gerd Peter Poppinga.

Encontro de comissões – O encontro da manhã de segunda-feira foi solicitado pela Comissão Externa Desastre de Brumadinho, da Câmara dos Deputados, e vai reunir, além dela, a CPI da Barragem de Brumadinho, da ALMG, e a CPI de Brumadinho, do Senado.

Os parlamentares dessas três comissões vão compartilhar informações sobre o que já foi apurado até o momento e estabelecer uma dinâmica de interação entre os responsáveis pela investigação na ALMG, na Câmara e no Senado.

Além dos parlamentares da CPI da Assembleia, têm presença prevista na reunião o coordenador da Comissão Externa Desastre de Brumadinho, deputado federal Zé Silva (SD-MG), o relator, deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), e outros dois integrantes, os deputados federais Rogério Correia (PT-MG) e André Janones (Avante-MG). Também está prevista a presença do relator da CPI de Brumadinho, do Senado, o senador Carlos Viana (PSD-MG).

O encontro está dividido em duas partes. A primeira, fechada, terá a participação apenas dos parlamentares de cada casa legislativa. A segunda, aberta, contará com o apoio da Consultoria da ALMG e tratará de questões técnicas da investigação.

Segurança – A reunião da CPI da ALMG às 14h30 desta segunda, no Plenarinho IV, tem como objetivo colher o depoimento do ex-diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Gerd Peter Poppinga. Ele já falou à Comissão Externa da Câmara dos Deputados. Na ocasião, assumiu já ter sido punido pela Vale no quesito “segurança”, ao longo de sua atuação profissional. A punição teria sido relativa a notas baixas alcançadas nessa área, em avaliações internas da empresa. Poppinga foi afastado do cargo em função das investigações. Em março, se desligou da empresa.

A CPI da Assembleia já realizou uma série de reuniões para ouvir funcionários da Vale, sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. De forma geral, os deputados avaliam que eles fazem uma espécie de blindagem dos altos executivos da empresa. Por isso, a intenção agora é ouvir esses dirigentes. A convocação de Poppinga se dá nesse contexto.

A reunião da tarde de segunda ocorre a requerimento do presidente da CPI da ALMG, deputado Gustavo Valadares (PSDB), do vice-presidente, deputado Sargento Rodrigues (PTB), da deputada Beatriz Cerqueira (PT) e dos deputados André Quintão (PT), Inácio Franco (PV), Cássio Soares (PSD), Noraldino Júnior (PSC), Bartô (Novo), Celinho Sintrocel (PCdoB) e Sávio Souza Cruz (MDB).

Consulte a pauta da reunião da CPI.