Crise na cafeicultura será debatida na Assembleia
A reclamação é de que os custos de produção estão superando o preço pago no mercado.
24/05/2019 - 15:40A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater os problemas enfrentados pelo setor cafeeiro, em função da crise financeira do Estado. A audiência pública será na segunda-feira (27/5/19), às 13h30, no Auditório SE.
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), que solicitou a reunião, afirma que o custo da produção de café está superando o valor de venda no mercado. Segundo ele, isso ocorre porque os preços têm sido ditados pelos exportadores.
“Estamos vivendo atualmente um momento de muita apreensão no setor. Hoje, ser produtor de café significa você produzir riqueza para o país e ficar com a pobreza”, reclamou. Antonio Carlos Arantes disse que tem acompanhado o governador Romeu Zema pelo interior e sugerido a ele levantar a bandeira da cafeicultura para estimular ações políticas do governo federal.
"Existem meios para se encontrar uma saída justa e rápida para essa questão. Basta os governos, em todas as suas instâncias, se juntarem e investirem em políticas públicas voltadas para tal" , afirma o deputado.
Conforme justificativa do requerimento, atualmente, o setor cafeeiro é destaque no Estado, com mais de 50 milhões de sacas produzidas em 2016 e, embora tenha dados expressivos de crescimento, as exportações tiveram redução de 8,1% em relação ao ano de 2015.
Cerca de um terço de todo o café do mundo vem do Brasil, o que torna o País o maior produtor e exportador do produto. O Brasil tem ocupado essa posição nos últimos 150 anos.
Convidados – Foram convidados para participar da audiência pública representantes de entidades que defendem a cafeicultura e de órgãos públicos, como a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, e o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Alexandre Reis.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.