Fechamento de bancos em Barão de Cocais motiva requerimento
Foi aprovado pedido da Comissão do Consumidor para averiguar a paralisação de serviços bancários no município.
22/05/2019 - 19:59“Todas as agências bancárias do município de Barão de Cocais (Central) se encontram fechadas ao público”. O alerta foi apresentado pelo deputado João Vitor Xavier (PSDB) em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (22/5/19).
Segundo o parlamentar, ele foi procurado por autoridades locais, que afirmam que “os cidadãos estão preocupados com a medida”. João Vitor Xavier disse que os bancos (Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Itáu) paralisaram os serviços sem prestar qualquer esclarecimento à população.
Para questionar essa decisão, foi aprovado requerimento que determina ao Procon da Assembleia que tome as medidas cabíveis a fim de garantir o funcionamento das agências, desde que não haja riscos para os funcionários dos estabelecimentos. De acordo com o deputado, as unidades estão situadas em áreas que não foram isoladas devido ao possível rompimento de barragem da Mina de Gongo Soco, da mineradora Vale.
No dia 22 de março de 2019, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), a Vale elevou de 2 para 3 o nível de segurança dessa barragem, o que significa risco iminente de ruptura. É a primeira vez que uma barragem atinge o nível 3, desde o rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em dia 25 de janeiro último.
Audiência – Também foi aprovado pedido para a realização de audiência pública que visa a debater a possibilidade de privatização da Rodovia MG-290, que liga Pouso Alegre (Sul) ao Estado de São Paulo, via Ouro Fino, sob a forma de concessão ou de parceria público-privada. O requerimento é de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).