Requerimentos foram aprovados na reunião desta quarta (22)

Audiências e visita enfocam alternativas à mineração

Minas e Energia aprova requerimentos para debater uso da CFEM para diversificar economia de municípios.

22/05/2019 - 15:45

Alternativas à mineração na forma de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos municípios que tem atividade minerária, mas que podem perdê-la em breve. Vários requerimentos aprovados na reunião da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desta quarta-feira (22/5/19), tratam desse tema.

Uma audiência pública na ALMG e uma visita à Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo (Central) vão abordar as ações desse município destinadas à aplicação das receitas oriundas da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). O foco principal será direcionado para as medidas de diversificação da economia do município.

Outra audiência vai debater a previsão de encerramento da extração mineral em Itabira (Central), em 2028, e as perspectivas para a economia do município. As duas audiências e a visita foram solicitadas pelos deputados Repórter Rafael Martins (PSD), presidente da comissão, Ulysses Gomes (PT) e Guilherme da Cunha (Novo).

Furnas - Ainda na reunião, foram aprovadas visitas, solicitadas pelo deputado Cássio Soares (PSD), à Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e ao Operador Nacional do Sistema (ONS) Elétrico, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é reivindicar soluções para que se eleve o nível do Lago de Furnas, de modo a favorecer as atividades produtivas e de turismo no seu entorno.