Uma possível privatização do setor de refino da Petrobrás afetaria diretamente a Refinaria Gabriel Passos - Arquivo ALMG

Comissão do Trabalho discute medidas da Petrobras

Segundo entidade que representa os petroleiros, a atual política da empresa pode afetar a economia e os empregos.

20/05/2019 - 16:45

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater nesta quarta-feira (22/5/19), no Auditório do andar SE, às 18 horas, as consequências econômicas e trabalhistas de medidas adotadas pela Petrobras. A reunião foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT).

De acordo com informações da Federação Única dos Petroleiros (FUP), o plano de negócios da empresa (PNG 2017/2021) apostou na venda de ativos e na diminuição do seu papel como indutor do crescimento econômico. A Petrobras continua a explorar e produzir petróleo e gás, mas teria reduzido sua atuação nas áreas de refino, distribuição, biocombustíveis e energias limpas.

A assessoria parlamentar informou que a audiência foi solicitada porque há sinalização de que o governo federal pretende privatizar o setor de refino da Petrobras, o que impediria, por exemplo, a possibilidade de a empresa intervir nos preços como fez recentemente com o óleo diesel, a fim de conter a greve de caminhoneiros em 2018. 

Além disso, segundo o gabinete da deputada, se a tendência mundial prevalecer, o preço do barril de petróleo subirá nos próximos anos. Isso elevaria também os valores cobrados pela gasolina, pelo gás de cozinha e pelo diesel no Brasil, impactando transporte público e alimentação (a maior parte dos produtos é transportada por rodovias), entre muitos outros setores.

Privatização - Para Beatriz Cerqueira, a privatização prejudica a própria Petrobras, que deixaria de ser uma empresa integrada de petróleo. No caso da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), uma possível venda da unidade poderia gerar desemprego, sucateamento da estrutura e, consequentemente, riscos de explosões e acidentes de grande potencial para o entorno do empreendimento, alerta a parlamentar. 

Foram convidados a participar da audiência o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel; o diretor do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG), Alexandre Finamori; e o ex-engenheiro da Petrobrás, consultor legislativo aposentado da Câmara dos Deputados e ex-consultor do Senado Paulo César Ribeiro Lima.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados da reunião