Reunião tratou de critérios não observados por eventos, como autorização para fechar o trânsito

BHTrans deve atuar para regular corridas de rua

Anúncio foi feito durante visita de comissão ao órgão para discutir segurança em eventos feitos sem autorização.

17/05/2019 - 14:04

O presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Célio Bouzada, afirmou nesta sexta-feira (17/5/19) que o órgão vai trabalhar para buscar um ordenamento das corridas de ruas realizadas na Capital.

O anúncio foi feito à Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que visitou a sede da empresa nesta manhã, juntamente com dirigentes da Federação Mineira de Atletismo (FMA).

Solicitada pelo deputado Zé Guilherme (PRP), que preside a comissão, a visita atendeu a uma demanda da entidade, preocupada com o fato de muitas corridas estarem sendo realizadas sem a observação de procedimentos legais e com riscos à segurança.

Conforme expôs o presidente da FMA, Mauro Roberto França, os eventos realizados com o aval da federação, por meio do chamado permit (autorização), cumprem uma série de exigências, como fechamento de ruas por autoridade competente, disponibilização de ambulância e de banheiros químicos, contratação de seguro de vida, entre outros.

“É preciso que todas as corridas tenham os mesmos critérios, pois essa assistência é importante”, reivindicou Mauro, ao relatar casos de corredores que muitas vezes circulam entre carros, pondo em risco a segurança.

O presidente da BHTrans disse que a visita da comissão mostrou que há dois tipos de corridas realizadas na cidade, as regulares, que demandam fechamento de ruas, e as irregulares, em que as pessoas correm entre veículos gerando riscos, o que na sua avaliação passa a ser um problema da sociedade.

“Vamos trabalhar para a construção de uma política pública visando o bem estar da sociedade”, disse ele, esclarecendo ao mesmo tempo que a BHTrans é apenas um dos órgãos entre outros também envolvidos em processos de autorização de eventos como as corridas.

Deputado defende entendimento entre órgãos

Para o presidente da comissão, a visita serviu para que seja desencadeado um processo de entendimento entre todos os órgãos afetos a esses eventos, visando uma regulação da atividade.

“Foi o início de um entendimento importante e ficou acertado que internamente outros órgãos da prefeitura vão se reunir para buscar um ordenamento, já que nos foi informado que a BHTrans não é a única a se envolver nesses eventos ”, destacou o parlamentar.

O deputado acrescentou que a Prefeitura de Belo Horizonte muitas vezes nem fica sabendo oficialmente dessas corridas para que possa tomar providências, ainda que eventos do tipo possam ser facilmente inseridos no site da Belotur pelos organizadores segundo informações da federação.

Treinões - Combinadas entre grupos de whatsapp, ou mesmo promovidas por organizadores que cobram inscrição para o fornecimento de medalhas e camisetas, essas corridas não integram o calendário oficial de atletismo e também são chamadas de treinões.

Ainda conforme exposto pela federação, são corridas que ocorreriam na ilegalidade sem que os próprios participantes, que as divulgam entre si, saibam disso. Haveria inclusive casos de eventos deste tipo que chegam a mobilizar entre 500 e 800 pessoas, mais do que grande parte dos eventos oficiais da entidade, que reúnem cerca de 300 atletas.