Comissão quer incentivar biomassa de eucalipto no Estado
Abundante em Minas, essa fonte de energia tem utilização comprometida pelos altos custos de produção.
20/05/2019 - 15:55A Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe convidados, nesta quarta-feira (22/5/19), para discutir o desenvolvimento do setor de biomassa de origem florestal no Estado. A reunião será às 15h30, no Plenarinho IV.
O requerimento é dos deputados Gil Pereira (PP), presidente da comissão; Betinho Pinto Coelho (SD), vice; e Tito Torres (PSDB). “Temos um mar de florestas de eucalipto e pinus. É importante que o setor venha discutir esse tema”, enfatizou Gil Pereira, quando da aprovação do requerimento.
Segundo informações do gabinete de Gil Pereira, o objetivo do debate é, justamente, buscar o aproveitamento econômico adequado do carvão vegetal, uma fonte de energia renovável abundante em Minas, porém subutilizada.
Produzido a partir de reflorestamento de eucalipto, esse combustível é neutro em relação à emissão de carbono, conforme destaca o gabinete. Seu uso em siderurgia coloca Minas em posição de destaque no País como grande polo siderúrgico de baixa emissão de carbono.
Dificuldade – Gil Pereira detalha que, atualmente, a biomassa de eucalipto não é viável para o empreendedor porque seu custo de produção é maior que o de outras energias renováveis, como a biomassa de cana.
O deputado não descarta propor alteração na legislação tributária para viabilizar economicamente o setor e garantir equivalência de custos, diante da grande oferta de eucalipto em Minas.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.