Dificuldade de acesso de pessoas com deficiência aos ônibus é um dos problemas da falta de cobradores

Denúncia de ausência de cobradores leva comissão a estações

Segundo relatos de moradores do Barreiro, ônibus circulam pela região, nos dias úteis, apenas com motorista.

08/05/2019 - 17:29

A Comissão de Participação Popular visita, a partir das 7 horas da manhã desta quinta-feira (9/5/19), duas estações de integração do transporte público de Belo Horizonte, a requerimento de seu presidente, deputado Doutor Jean Freire (PT). O objetivo é verificar denúncias de ausência de cobradores nos ônibus. Serão visitadas as estações Barreiro e Diamante, ambas na região do Barreiro.

As denúncias foram apresentadas durante audiência pública da Comissão de Participação Popular, no dia 30 de abril, que tratou do projeto de extensão do metrô de Belo Horizonte até o Barreiro. Naquela ocasião, moradores da região informaram que diversos ônibus têm circulado ao longo do dia sem cobradores.

Isso contraria a legislação municipal, que só permite a circulação sem cobradores no horário noturno dos dias úteis e nos domingos e feriados. Nos demais horários, apenas os veículos do Move podem circular sem esses profissionais.

Segundo o gabinete do deputado, um dos problemas relatados por moradores do Barreiro diz respeito ao transporte de pessoas com deficiência. Para acionamento do elevador que permite o acesso de cadeiras de rodas, o ônibus deve permanecer com o motor ligado. Normalmente, o elevador é operado pelos cobradores. Na ausência destes, o motorista precisa deixar a direção sem desligar o veículo, o que compromete a segurança dos passageiros.

Além disso, ao longo de todo o dia, o motorista é obrigado a dividir a atenção entre a direção e a cobrança de passagens.

O requerimento do deputado Doutor Jean Freire foi aprovado em reunião da Comissão de Participação Popular, no dia 7 de maio, e prevê visita a outras estações de integração do transporte público da Capital.

Consulte a pauta da visita.