Impacto dos cortes no ensino integral motiva audiência
Comissão quer discutir com governo e entidades importância dessas escolas na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
07/05/2019 - 18:03As consequências do corte promovido pelo Governo do Estado nos recursos destinados às escolas de tempo integral voltam à pauta de discussões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas promove audiência nesta quarta-feira (8/5/19), às 10 horas, no Auditório SE, visando debater a importância do ensino integral para prevenir o envolvimento de crianças e jovens com álcool e outras drogas.
A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que solicitou a reunião, explica que sua motivação foi a redução das vagas da escola integral pelo governo. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, devido à crise financeira, serão cortadas 80 mil das 110 mil vagas destinadas à escola em tempo integral.
“Sabemos da importância social das escolas de tempo integral, em especial para as famílias de baixa renda. E o impacto do fechamento dessas vagas será muito grande. Esses alunos, que não estarão mais nessas unidades, ficarão mais expostos à violência e suscetíveis a um envolvimento com o universo das drogas”, avalia.
Embora compreenda a dificuldade financeira do Estado, Ana Paula Siqueira pondera que essas medidas não podem ser tomadas com base apenas na ótica fria dos números. “Sabemos que, em muitas situações, a escola é o ambiente seguro para os alunos enquanto seus pais trabalham”, disse.
Reforma administrativa - Ela lembrou que, no projeto da reforma administrativa do governador Romeu Zema, a ALMG conseguiu aprovar uma emenda que retoma gradativamente as vagas: 25 mil neste mês, 30 mil em agosto e 55 mil no início de 2020. “Mas é claro que deveríamos estar discutindo a ampliação, e não o corte na escola integral”, defende Ana Paula Siqueira.
Para a reunião desta quarta-feira, foram convidados, entre outros, a secretária de Estado de Educação e a subsecretária de Prevenção a Criminalidade, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.