Comissão aprovou cinco requerimentos de audiência nesta terça

Uso da multa por abandono de linhas férreas será debatido

Outro tema de audiência aprovado pela comissão é o transporte ferroviário no Triângulo e no Alto Paranaíba.

Por Igor José Moreira Santos Neiva
07/05/2019 - 19:16

A Comissão Extraordinária Pró Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião nesta terça-feira (7/5/19), aprovou cinco requerimentos de audiência. Dentre eles, está o pedido dos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, Celinho Sintrocel (PCdoB), Glaycon Franco (PV) e Raul Belém (PSC), para discutir o calendário de liberação da multa aplicada à Vale em razão do abandono das linhas férreas concedidas à mineradora e a melhor forma de ressarcir esse prejuízo.

Os mesmos deputados ainda tiveram mais duas audiências aprovadas, sendo um deles para conhecer os projetos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outra reunião tem como objetivo conhecer as tecnologias utilizadas pelos fabricantes de trens regionais e sua atuação em outros países.

Triângulo – Raul Belém teve dois requerimentos de audiência aprovados que visam beneficiar cidades do Triângulo mineiro. O deputado requereu debate em Araguari (Triângulo), para discutir o transporte ferroviário no Triângulo e no Alto Paranaíba e também, abordar os investimentos ferroviários na região. Segundo ele, a ideia é promover o turismo regional e ampliar as alternativas de transporte de passageiros nessas localidades.

Em outro requerimento, Raul Belém solicita debate, com a participação de representante da VLI Multinacional S/A, para discutir possíveis investimentos no Triângulo como forma de reparar danos materiais, sociais e ambientais causados pela empresa.

Consulte o resultado da reunião.