Número de escolas de Educação Especial também vem caindo, segundo denúncias

Escolha de vice-diretor de escolas especiais motiva visita

Comissão questiona limite de cargos de direção para educação especial e por isso agendou ida à Secretaria de Educação.

06/05/2019 - 10:25

Para tratar do processo de escolha de servidor para o cargo de diretor e, especialmente, para o de vice-diretor de Escola Estadual de Educação Especial, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza visita nessa terça-feira (7/5/19), às 9 horas, à Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa.

O autor do requerimento é o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD). Ele atende a demanda de pais, alunos e professores de escolas de educação especial. A comunidade se queixa que poderá sofrer prejuízos com a determinação do Governo do Estado no sentido de que essas unidades escolares só disponham de um vice-diretor a partir de 300 alunos.

O requerimento para realização da visita foi aprovado em reunião da comissão no último dia 30 de abril. Na ocasião, a ex-diretora de Educação Especial da SEE e da extinta Escola Estadual Yolanda Martins Silva, Wilma de Oliveira Dias, avaliou como absurda a medida. “O número de alunos nunca foi considerado para a existência de vice-diretor em escola especial”, afirmou.

Segundo a ex-diretora, a educação especial é essencial para a inclusão social da pessoa com deficiência e o papel da escola especial deve ser objeto de reflexão. Ela também lamenta a redução do número de unidades de educação especial. “De 46 escolas que existiam, atualmente há apenas 25”, contou.

Para o deputado Duarte Bechir, "o objetivo é discutir a situação das escolas estaduais de educação especial com relação ao processo de escolha do diretor e vice-diretor, considerando a necessidade específica dessas unidades de ter uma estrutura que propicie melhor atendimento ao aluno especial".

"A comissão não pode abrir mão de discutir algo primordial para as pessoas com deficiência”, disse o autor do requerimento na reunião realizada no dia 30, à qual estiveram presentes também o deputado Professor Cleiton (DC) e o deputado Zé Guilherme (PRP). Membros efetivos da comissão, eles também destacaram a importância do tema.

“Precisamos conhecer os projetos de educação inclusiva da secretaria”, alegou o Professor Cleiton. "As famílias enfrentam um caminho tortuoso para matricular pessoas com deficiência em escolas”, acrescentou o deputado Zé Guilherme.