Linha férrea é vista como opção de ligação com a Capital

Deputados debatem proposta de retorno de linha férrea

Os trilhos, que estão desativados, ligam Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana e podem estimular turismo.

30/04/2019 - 16:45

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência pública em Ouro Preto (Região Central) para debater a importância da reativação do trecho ferroviário que liga Belo Horizonte àquela cidade e a Mariana. Na reunião desta terça-feira (30/4/19), foi aprovado requerimento com essa finalidade, de autoria da deputada Marília Campos (PT).

O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), lembrou que Ouro Preto vive a apreensão de um possível rompimento de barragens de rejeito, o que ocasionaria a interrupção da rodovia que liga a cidade a Belo Horizonte. Nesse caso, a linha férrea, atualmente em desuso, seria uma opção de ligação com a Capital.

Marília Campos completou que a reativação da ferrovia pode estimular o desenvolvimento do turismo, além de melhorar o deslocamento da população dos três municípios. Segundo ela, atualmente funciona apenas uma Maria Fumaça turística entre Mariana e Ouro Preto, com passagens a R$ 60, e outro trem panorâmico, cuja viagem custa R$ 100. “Só pra rico”, observou.

Para a audiência pública, serão convidados prefeitos, vereadores e autoridades das cidades da região, além de representantes de movimentos sociais e da sociedade civil que lutam pelo retorno da linha.

Consulte o resultado da reunião.