Deputados também querem visitar obras de  subestação de energia elétrica

Condição da bacia do São Francisco será discutido na ALMG

Comissão também aprova reunião sobre armazenamento de energia sustentável no estado.

Por Igor José Moreira Santos Neiva
30/04/2019 - 16:44

A Comissão Extraordinária de Energias Renováveis e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (30/4/19), quatro requerimentos de seu presidente, o deputado Gil Pereira (PP). Dois sugerem realização de audiência com convidados e os outros para visitas técnicas.

O primeiro requerimento sugere debate sobre a revitalização da bacia do Rio São Francisco, que está afetada pela seca, principalmente no leito do rio. Pretende, ainda, discutir sobre o Projeto Jequitaí, com o Ministério de Desenvolvimento Regional e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A outra audiência com convidados tem por finalidade discutir estudos, pesquisas e ações que estão sendo desenvolvidas para o armazenamento de energia sustentável no estado. Segundo o requerimento apresentado pelo parlamentar, a reunião terá presença do presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de energia (Abaque), Carlos Augusto Leite Brandão.

Visitas- O deputado Gil Pereira, ainda teve dois pedidos de visita aprovados pela comissão. O primeiro deles, é uma visita ao Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu, Paraná. Segundo o autor do pedido, a implantação do Biogás pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), representaria em uma economia significativa no valor do gás em todo o Estado de Minas Gerais.

Também foi aprovada visita às obras de construção da subestação de energia elétrica e da extensão do trecho de transmissão de energia em Janaúba (Norte de Minas). Segundo o autor do requerimento, o trecho que pertence a Minas corresponde a cerca de 1.000 Km e passa por 24 municípios da região como Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva e Mato Verde.

Consulte o resultado da reunião