Assembleia discute reivindicação de metrô até o Barreiro
Audiência pública foi convocada por solicitação do Bloco Carnavalesco e Cultural Esperando o Metrô, daquela região.
26/04/2019 - 16:18A reivindicação de uma linha de metrô até a região do Barreiro, em Belo Horizonte, será discutida em uma audiência pública da Comissão de Participação Popular (CPP), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (26/4/19). O requerimento para realização da reunião é de autoria do presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT).
De acordo com o deputado, a audiência pública atende uma solicitação do Bloco Carnavalesco e Cultural Esperando o Metrô, que foi criado há dois anos na Região do Barreiro. Um dos coordenadores do bloco, André Xavier, participará da reunião na Assembleia.
Segundo Xavier, em 2019, o grupo reuniu cerca de 15 mil pessoas durante o Carnaval. “Nosso bloco é de alegria mas também é de luta pelo metrô. E é uma sátira às promessas de que ele chegará ao Barreiro, promessas que vêm desde a década de 1980 e continuam até hoje”, afirmou ele.
De acordo com o coordenador do bloco, o objetivo da audiência pública é pressionar e verificar quais as perspectivas de que o projeto da linha 2 do metrô de BH receba recursos provenientes de uma contrapartida que o grupo Vale pagará à União em função da renovação de suas concessões ferroviárias. A Vale deverá pagar uma indenização de aproximadamente R$ 700 milhões por ter abandonado algumas linhas sob sua responsabilidade.
O metrô de Belo Horizonte iniciou suas operações em 1986, quando ligava apenas os bairros Eldorado, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e Lagoinha, na Capital. No ano seguinte, foi estendido até a Estação Central. O traçado atual, que vai até o Vilarinho, na região de Venda Nova, data de 2002.
O projeto de ampliação do metrô inclui mais três linhas. A linha 2 ligaria a região do Barreiro até o bairro Calafate, com cerca de 10,5 quilômetros de extensão. Essa obra chegou a ser iniciada, mas foi paralisada em 2003. A linha 3 ligaria a Lagoinha à Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, com cerca de 5 quilômetros. Já a linha 4 iria do bairro Novo Eldorado, em Contagem, até Betim (RMBH), na modalidade Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com 22,6 quilômetros de extensão.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.