Brumadinho recebe reunião sobre reforma da previdência
Comissão quer debater, em cidade da RMBH palco de tragédia, impacto da proposta federal na vida das mulheres.
26/04/2019 - 13:42Os impactos da reforma da previdência, proposta pelo governo federal, na vida das mulheres será tema de audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será realizada no município de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte) na próxima terça-feira (30/4/19), às 18h30, na Câmara Municipal (Rua José Rodrigues da Silva, 95, São Conrado).
O tema já tem sido discutido na comissão, que realizou uma primeira audiência pública para tratar dele no início deste mês. O primeiro encontro foi na Casa Legislativa e as convidadas destacaram que as consequências da reforma proposta são maiores para as mulheres, já que elas recebem, em média, salários menores que os homens. Isso dificultaria a adesão delas ao sistema de capitalização privada, proposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Além disso, os trabalhos informais, que não geram portanto contribuições para o INSS, contam com maior presença delas. Por isso, seria mais complicado para as mulheres alcançarem o tempo mínimo de contribuição que a atual proposta prevê. Segundo as convidadas da primeira audiência, as mulheres negras e as trabalhadoras rurais seriam as mais prejudicadas. Durante a reunião, as presentes pediram mais debates e mobilizações em torno da questão.
Assim, foi agendada nova audiência sobre o assunto, dessa vez fora da Capital, em um município com muitas trabalhadoras rurais e com sua economia atualmente em retração em função do rompimento da barragem de rejeitos de minério do Córrego do Fundão, da Vale, em janeiro deste ano. A autora do requerimento foi a presidenta da comissão, deputada Marília Campos (PT).