O atlas contém propostas no setor ferroviário para melhorar o escoamento do setor fruticultor no Norte de Minas e da produção de grãos na Região Noroeste

Dossiê do transporte será discutido em reunião na Assembleia

Obra publicada em 2018 pela CNT traz, entre outros modais, projetos ferroviários para MG, sobretudo no setor produtivo.

23/04/2019 - 13:40 - Atualizado em 23/04/2019 - 16:13

O Plano CNT de Transporte e Logística, publicado em 2018, será tema de audiência pública da Comissão Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quinta-feira (25/5/19). Publicado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o estudo será apresentado na reunião, marcada para 14h15, no Plenarinho IV, pelo diretor executivo da entidade, Bruno Batista, que já confirmou sua presença.

De acordo com a assessoria do deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão e um dos autores do requerimento de audiência pública, a publicação, que aborda os diversos modais de transporte, apresenta vários projetos ferroviários para os estados brasileiros, inclusive Minas Gerais. Apesar de tratarem também do transporte de passageiros, são priorizados no livro projetos voltados para o setor produtivo.

Ainda de acordo com a assessoria do parlamentar, há propostas, por exemplo, para melhorar o escoamento do setor fruticultor no Norte de Minas Gerais, representado especialmente pelo Vale do Jaíba, e da produção de grãos na Região Noroeste. Além dos projetos detalhados, a obra, que tem 638 páginas, também lista os principais gargalos para a expansão ferroviária, como as passagens de nível que precisam ser eliminadas.

Assim, o objetivo da audiência pública é entender os projetos, em especial no que diz respeito à metodologia utilizada para desenhar as propostas e apontar os indicadores. Além do deputado João Leite, assinaram o requerimento a deputada Marília Campos (PT) e o deputado Coronel Henrique (PSL).

Consulte a pauta da reunião.