Duas das escolas com risco de fechamento ficam na cidade de Barbacena - Arquivo ALMG

Ameaça de fechamento de escolas motiva audiência pública

Governo admite fechar quatro instituições estaduais, sendo duas em Barbacena, uma em Carangola e outra na Capital.

17/04/2019 - 12:11 - Atualizado em 17/04/2019 - 16:12

Pelo menos quatro escolas da rede pública do Estado estão ameaçadas de fechamento pelo governo. As Escolas Estaduais Dr. Teobaldo Tollendal e Embaixador José Bonifácio, ambas em Barbacena (Região Central); e as Escolas Estaduais Professor Augusto Amarante, em Carangola (Zona da Mata), e Ministro Alfredo Vilhena Valadão, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. O motivo alegado seria a crise financeira do Estado.

A ameaça motivou o agendamento de audiência pública conjunta das Comissões de Administração Pública e de Educação, Ciência e Tecnologia na próxima terça-feira (23/4/19), às 15 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O autor do requerimento para a realização da audiência na Comissão de Administração Pública é o deputado Professor Wendel Mesquita (SD). O requerimento recebeu a emenda nº 1, da deputada Beatriz Cerqueira (PT), para que a reunião seja realizada em conjunto com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, presidida pela parlamentar.

Segundo Professor Wendel Mesquita, o possível fechamento, sinalizado pela superintendente regional de ensino da Secretaria de Estado de Educação, durante reunião realizada no último dia 18 de março, “tem preocupado a comunidade escolar, que já se mobiliza para que isso não se efetive”.

Se a medida se concretizar, os alunos serão transferidos para outras unidades educacionais, “o que pode ocasionar sérios prejuízos a milhares de estudantes”, no entender do deputado.

“Embora se saiba que o atual cenário das finanças públicas exija uma redução da estrutura administrativa, não é razoável e nem prudente que a educação seja penalizada com o fechamento de escolas essenciais à formação de cidadãos conhecedores dos seus direitos e obrigações”, afirma o parlamentar em sua justificativa.

Na opinião do deputado, é necessária a realização de um debate entre sociedade civil e poder público para que toda essa polêmica seja esclarecida, e que fique claro que "o fechamento de escolas não é medida que contribuirá para o reequilíbrio das contas públicas”.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

 Consulte a lista completa de convidados para a reunião.