A substituição de publicação impressa por conteúdos digitais é uma das medidas para racionalizar gastos - Arquivo ALMG

Gestão organizacional é uma das prioridades do biênio

A qualidade e a transparência dos gastos vão nortear iniciativas que serão implementadas pela ALMG entre 2019 e 2021.

15/04/2019 - 17:12

Ações voltadas para a racionalização de atividades e gastos e para a ampliação da transparência serão desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos próximos dois anos. Essas iniciativas compõem a prioridade relacionada ao aprimoramento da Gestão Organizacional, que é uma das três definidas pela Mesa da Assembleia para o Direcionamento Estratégico no biênio 2019-2021.

Essa prioridade está alinhada a iniciativas já realizadas pela ALMG e que visam à melhoria da gestão institucional, bem como à necessidade de atender a demandas da sociedade, que, cada vez mais, cobra resultados e uma boa relação entre o custo e o benefício de cada órgão. 

Ações visam racionalização de gastos e ampliação da transparência

Para implementar iniciativas voltadas para o aprimoramento da gestão organizacional, nos próximos dois anos a Assembleia desenvolverá um grande projeto, composto de três ações estratégicas. São elas: a racionalização de atividades e gastos, a ampliação da transparência institucional e a implantação do processo administrativo eletrônico.

O objetivo das ações voltadas para a racionalização de atividades e gastos será o de otimizar a utilização dos recursos necessários aos funcionamento da Casa, tanto no âmbito finalístico quando na dimensão de suporte organizacional. Um passo já dado pela Casa nesse sentido foi à adoção, em 2016, de medidas para a racionalização de eventos. 

Outro exemplo de racionalização ocorrido recentemente foi a substituição da publicação Assembleia Informa pela produção de conteúdos digitais. Essa iniciativa, além de adequar o trabalho da Casa à evolução digital em andamento na sociedade, permitirá a economia de insumos e o melhor aproveitamento da capacidade operacional das áreas envolvidas. A ideia é que a ação estratégica potencialize esforços nesse sentido, não apenas revendo as demais frentes de produção gráfica da ALMG como ampliando esse raciocínio para outras atividades e setores.

Outra ação que integra essa prioridade é a ampliação da transparência, ou seja, das formas de disponibilização de informações para a sociedade sobre as atividades e os gastos da Casa. Para isso, a ação estratégica pretende desenvolver estudos comparativos entre a situação da ALMG e de outros parlamentos em termos de gestão de gastos e de transparência de informações.

ALMG vai adotar gestão eletrônica de processos e documentos

Por último, a ação estratégica relacionada ao processo administrativo eletrônico visa à implementação da gestão de processos e documentos eletronicamente, ou seja, sem uso de papel. Isso será possível por meio da adoção do software Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Os estudos para esse fim vêm sendo feitos por um grupo de trabalho instituído pela Portaria da Diretoria-Geral 47, de 2018. Além da redução da circulação de papel e, consequentemente, de gastos com impressão, o sistema gerará maior agilidade, eficiência e transparência na tramitação e armazenamento de documentos.