Manifestantes contrários à medida estiveram no Plenário no dia 4 de abril - Arquivo ALMG

Fechamento da UAI Barro Preto motiva reunião conjunta

A situação da unidade, que recebia cerca de dois mil atendimentos por dia, será debatida na terça (16).

12/04/2019 - 15:40

Debater o fechamento da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Barro Preto, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, verificar se a medida atingirá outras unidades na Capital e no interior e tratar da demissão de servidores da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS). Esses sãos os objetivos da audiência pública conjunta que as Comissões de Administração Pública e de Assuntos Municipais e Regionalização vão promover nesta terça-feira (16/4/19), às 9h30.

A reunião, que acontece no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi solicitada pelo deputado Professor Wendel Mesquita (SD), e pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Rosângela Reis (Pode).

Segundo a justificativa de Professor Wendel, a UAI Barro Preto, fechada na última sexta-feira (5), foi criada em 2007, seguindo o modelo de gestão de atendimento integrado. A unidade recebia cerca de dois mil atendimentos por dia.

No local, ficam disponíveis para o cidadão uma gama variada de serviços públicos: emissão de carteira de identidade e de trabalho, solicitação de seguro-desemprego, comunicação de venda de veículo ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), alistamento eleitoral, recadastramento biométrico e serviços da Justiça Eleitoral.

Atendimento aos sábados - Ainda de acordo com informações do gabinete do parlamentar, Minas Gerais possui atualmente 31 UAIs em funcionamento em todas as regiões do Estado. E o Governo do Estado cancelou os atendimentos realizados aos sábados em todas elas. O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, por meio de nota, confirmou essas informações no último dia 5.

Professor Wender Mesquita avalia que, apesar de o governo acreditar que os atendimentos do Barro Preto serão absorvidos por outras UAIs da Região Metropolitana, é provável que a medida sobrecarregue a UAI Praça Sete, comprometendo a qualidade e agilidade dos atendimentos.

“AIém disso, os 88 empregados da MGS vinculados a UAI Barro Preto correm o risco de serem demitidos, situação ainda não esclarecida. Não se sabe ainda se outras medidas nesse sentido serão tomadas pelo governo estadual”, ponderou o parlamentar.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.