Produtores de Brumadinho ainda sofrem pela tragédia da Vale
Desastre de rompimento da barragem e contaminação de águas trouxe inúmeros prejuízos para os produtos rurais da região.
12/04/2019 - 13:08A tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho (RMBH), no último dia 25 de janeiro, deixou um rastro de destruição que também afetou direta e indiretamente os produtores rurais da região. Na próxima terça-feira (16/4/19), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai se reunir, em audiência pública, para discutir o cenário de Brumadinho hoje, do ponto de vista desses produtores.
A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PSL), e está marcada para começar às 14h30, no Plenarinho II da ALMG. O deputado lembra que, depois da mineração, a principal atividade econômica de Brumadinho é exatamente a agricultura de pequeno porte.
"Precisamos olhar a questão do pós-tragédia também em função das especificidades das terras produtoras próximas ao local atingido", destaca o parlamentar.
De acordo com informações de seu gabinete, pelo menos 140 famílias de produtores rurais perderam toda a produção com o rompimento da barragem de Córrego do Feijão. Os que não perderam ou que já conseguiram voltar a produzir, ainda enfrentam o medo dos consumidores de que a água utilizada para molhar a produção tenha sido contaminada pelos rejeitos.
O deputado espera que, durante a audiência pública, sejam levantadas soluções imediatas e práticas para viabilizar o sustento dessas famílias, e o crescimento a médio e longo prazo da produção agrícola local.
Para a reunião foram convidados, entre outros, o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; o presidente em exercício da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Trazilbo José de Paula Júnior; e o diretor técnico do Sebrae, João Cruz Reis Filho.
Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.