Conselho debate entrega da Medalha da Inconfidência
Solenidade será dia 21, em Ouro Preto, e vai homenagear envolvidos no suporte a vítimas da tragédia em Brumadinho.
08/04/2019 - 20:31O Conselho da Medalha da Inconfidência reuniu-se no final da tarde desta segunda-feira (8/4/19) para organizar a solenidade de entrega da comenda no próximo dia 21 de abril, quando se celebra o Dia da Inconfidência.
A reunião foi realizada no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a presença de dirigentes de vários órgãos dos três Poderes estaduais, de universidades e de outras instituições.
Por unanimidade, os membros do conselho definiram que, entre os homenageados, estarão instituições envolvidas no resgate e suporte a vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (RMBH). Apesar do sistema de "pare e siga” na rodovia que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e da coincidência da data com a Páscoa, a solenidade será realizada em Ouro Preto (Central).
“Além de ser uma tradição, a Capital do Estado é transferida simbolicamente para a cidade de Ouro Preto no dia 21 de abril, como prevê o artigo 256 da Constituição Estadual”, explicou o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV). Vários integrantes do conselho afirmaram também que é importante mostrar que Minas Gerais está se recuperando da recente tragédia.
Na próxima quarta-feira (10), às 17h30, na ALMG, os representantes se reúnem novamente para definir os nomes dos homenageados e o número de medalhas. A ideia é fazer uma cerimônia austera, em função da crise do Estado.
Comenda – A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Seu objetivo é homenagear os que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade, contribuindo de maneira excepcional para a projeção e valorização de Minas.