Assembleia de Minas discutiu, em maio de 2017, denúncias contra a mineradora - Arquivo ALMG

Mineração em Conceição do Mato Dentro é tema de debate

Impactos ambientais, sociais e econômicos gerados pela Anglo American Minério de Ferro serão avaliados.

05/04/2019 - 17:21 - Atualizado em 08/04/2019 - 17:23

Os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes das atividades da Anglo American Minério de Ferro nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (Região Central) serão debatidos em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), será realizada nesta terça-feira (9/4/19), às 16 horas, no Auditório SE.

De acordo com a assessoria parlamentar, os moradores da região têm sofrido devido à escassez de água provocada pela atividade minerária. Em comunidades do entorno dos municípios, o plantio para o próprio consumo já teria sido afetado pela seca dos cursos d'água. Além disso, a audiência também buscará apurar denúncias de lideranças comunitárias que estariam sofrendo ameaças.

Essas e outras ocorrências foram levantadas em visita da deputada à região nos dias 16 e 17 de fevereiro deste ano. "Toda escuta que fiz será transformada em ações para impedir que a violação do direito à água, do direito à justiça e a omissão do Estado sejam perpetuadas", ressalta a parlamentar, que acrescentou que se encontra "angustiada pelo sofrimento que vi lá".

Segundo informações do Portal da Câmara dos Deputados, o projeto de mineração em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas deve produzir até 26,5 milhões de toneladas de ferro por ano. Para fazer o transporte do minério a Porto de Açu, no Rio de Janeiro, é utilizado o mineroduto Sistema Minas-Rio, com 525 km de extensão.

A tubulação do mineroduto Minas-Rio se rompeu no dia 12 de março de 2018 em Santo Antônio do Grama (Zona da Mata), atingindo o Ribeirão Santo Antônio. O vazamento provocou o escoamento de 70% de minério de ferro e 30% de água, comprometendo, na época, o abastecimento de 3 mil consumidores.

Convidados – Foram convidados a participar da reunião o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, André Sperling Prado, e a moradora da Comunidade do Passa Sete, Elizete Pires de Sena, dentre outros.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa dos convidados.