Impactos da reforma para mulheres pautam reunião
Audiência pública sobre PEC da previdência será realizada nesta quinta-feira (4), em auditório da ALMG.
02/04/2019 - 15:20Os impactos da reforma da previdência na vida das brasileiras serão debatidos em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, nesta quinta-feira (4/4/19), às 9h30, no Auditório SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi solicitada pelas deputadas Marília Campos, presidenta da comissão, e Leninha (ambas do PT).
Essa reforma traz perdas significativas para as mulheres, como o aumento da idade mínima para se aposentar, afirma Marília Campos. A parlamentar chama a atenção também para o fato de que “a maior parte dos empregos informais são ocupados por essa parcela da população, o que dificulta ainda mais o processo de aposentadoria”.
A deputada Leninha ressalta que as trabalhadoras rurais serão as mais afetadas caso seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19. A proposição deixa de “reconhecer o papel de centralidade familiar exercida por muitas mulheres em sua tripla jornada", denuncia a parlamentar.
Foram convidadas para o debate a advogada trabalhista, Ellen Hazan; a técnica do Dieese, Fátima Guerra, e a Diretora de Políticas Sociais e Previdência Social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, Maria Alves de Souza, dentre outras.
Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.